Go to the content
or

anfes

Novidades

Tags

 Go back to Artigos
Full screen Suggest an article

Apresentação de cases é destaque no Workshop em Porto Alegre

April 15, 2016 14:36 , by Aline Adorno - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 43 times

O Workshop Modelos de Gestão para as Fundações Públicas de Direito Privado na Área da Saúde, que faz parte da Câmara Técnica organizada pela ANFES em Proto Alegre/RS, continuou na tarde de quinta-feira (14) com a apresentação de alguns cases de sucesso.

O Secretário Executivo da ANFES, Alisson Sousa, foi o coordenador da mesa que organizou as primeiras três palestras. A gestora do Escritório de Gerenciamento de Projetos da Fundação Estadual Saúde da Família (FESFSUS), Fernanda Freaza, falou dos benefícios, etapas, funções e estruturas da implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) na Fundação.

Fernanda mostrou que a implantação do EGP traz mais eficiência e eficácia, gerando melhores resultados. O Escritório padroniza os processos relacionados a projetos e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas. Pesquisas indicam resultados alentadores, entre eles o aumento de 22% da produtividade da equipe, economia de 15% e 31% de aumento da satisfação dos clientes.

Em seguida, Roger Flores Ceccon e Marcelina Ceolin, representantes do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF), abordaram a implantação do apoio institucional na atenção básica do município de Porto Alegre. Entre os resultados expressivos, destaque para os avanços do número de equipes na capital gaúcha: em 2011, eram 96. Desde então, com o trabalho do IMESF, esse número vem aumentando. Hoje já são 212 equipes. O reflexo desta e de outras conquistas é a qualificação dos serviços de atenção básica. A valorização do processo através da gestão compartilhada é notória e vem abrindo espaço para o desenvolvimento e a potencialização das ações de saúde no município.

Na palestra seguinte, o diretor geral da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (FEAES), Dr. Gustavo Schulz, falou sobre Redução de Horas Extras, mostrando o caso da FEAES a partir da relação entre o número de empregados, a folha líquida e o valor das horas extras entre os anos de 2012 e 2015. O resultado foi que as adequações não apenas reduziram as horas extras, como aumentaram a produtividade.

Após a apresentação dos primeiros três cases, o público do plenário participou com perguntas e debates sobre os temas.

ÚLTIMAS APRESENTAÇÕES DO DIA

Após pausa para o café, novos cases de sucesso. O presidente da Fundação Municipal de Saúde de Canoas (FMSC), Mauro Guedes, tratou sobre o Programa de Avaliação de Serviços de Saúde do Município. O objetivo do Programa é identificar a percepção dos usuários sobre a qualidade dos serviços e aferir expectativas. Para tanto, são realizadas pesquisas de campo, com apuração de resultados mensais e elaboração de relatórios quadrimestrais divididos por serviços, quadrantes e usuários. A cada quatro meses, é feita a apresentação dos resultados e são organizadas rodas de conversas para avaliar e aprimorar as questões, de forma que, no final do processo, o usuário tenha uma prestação de serviço adequada às suas expectativas.

Encerrando as palestras da quinta-feira, a Dra. Juliane Dias, assessora técnica da FHGV, falou sobre Ferramentas de Análise e Monitoramento da Demanda e sua Função no Aperfeiçoamento da Rede, enfatizando o Caso Promeus. Segundo ela, os setores de urgência e emergência geram indicadores fundamentais para os hospitais e para a rede de saúde. A partir desses indicadores, o Programa de Monitoramento do Perfil Epidemiológico do Usuário (Promeus) estabelece um banco de dados que gera informações importantes, até mesmo para os relatórios de prestação de contas. Esse mapeamento do perfil dos atendimentos e dos usuários permite a comparação de resultados entre as unidades da Fundação, facilitando a análise e o monitoramento da demanda.

Terminada a apresentação da Dra. Juliana, abriu-se espaço para perguntas e debates.

O Workshop sobre novos modelos de gestão na área da saúde continua nesta sexta-feira (15). Os cases apresentados estarão disponibilizados, em breve, no site da ANFES. -

Texto: Eduardo Buchholz


0no comments yet

Post a comment

The fields are mandatory.

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.