Realizado no dia 17/04, e promovido pela Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde – ANFES, a webconferência contou com a participação do pesquisador titular da Fiocruz Bahia, Manoel Barral, e apresentou Ações de Saúde e Cidadania que estão sendo desenvolvidas pela Fiocruz Bahia com o objetivo de auxiliar no combate ao novo Coronavírus.

n

O Webnar foi a segunda edição da série especial de Webnários sobre a pandemia Covid-19 e apresentou dados e informações sobre projetos que estão sendo implementados com o foco no enfrentamento ao covid-19 na Bahia, a exemplo do Telecoronavirus 155 e da Rede CoVida,

n

O Telecoronavirus 155 é um serviço de atendimento por telefone, idealizado pela Fiocruz em parceria com Universidade Federal Da Bahia- UFBA e desenvolvido pela Fundação Estatal Saúde da Família – FESF, que busca prestar orientação e esclarecimentos à população geral durante o período da pandemia. E, tem como objetivo reduzir o deslocamento desnecessário de pessoas para as unidades de saúde, medida que pode evitar a propagação do vírus e provocar o achatamento da curva de crescimento de casos, evitando assim, um possível colapso no sistema de saúde estadual.

n

Já a Rede CoVida – Ciência, Informação e Solidariedade, é um projeto de colaboração científica e multidisciplinar de iniciativa conjunta do Cidacs/Fiocruz Bahia e da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e que conta com apoio de colaboradores de outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais. A rede visa o monitoramento da pandemia no Brasil, com previsões de sua possível evolução. Além de dedicar sua atenção à produção de sínteses de evidências científicas, tanto para apoiar a tomada de decisões pelas autoridades sanitárias quanto para informar o público em geral.

n

Segundo o pesquisador Manoel Barral, essas ações foram criadas com o intuito de permitir um melhor atendimento para a população, principalmente as pessoas que moram em cidades do interior. “Estamos somando esforços para que tudo funcione bem e que nossas ações de prevenção possam ajudar à diminuir o crescimento de casos em todo o Estado”, disse o pesquisador.

n

Para o presidente da ANFES, Alisson Sousa, “é importante unirmos forças no enfrentamento dessa pandemia. Nosso objetivo, com a promoção dessa série especial de webnários, é contribuir com essa união permitindo que as Fundações Estatais de todo o país possam trocar experiências, ideias, e compartilhem projetos e inovações, com o único intuito de salvar vidas”.

n

Perdeu o webnário? Clique aqui e assista a gravação 

n

Para baixar a apresentação do pesquisador Manoel Barral, acesse:

n

Telecoronavirus e CoVida 2020 04 17 (2)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>