A Prefeitura municipal de Porto Alegre implanta clínica da família com a oferta de consulta, exames e equipe multiprofissional. A gestão de pessoal é realizada através de contrato com o Instituto Municipal de Estratégia e Saúde da Família (Imesf).

n

O modelo de assistência reúne 13 consultórios, seis equipes médicas e quatro odontológicas, além de exames laboratoriais, raio X e de telemedicina (espirometria e eletrocardiograma).  Nos primeiros 15 dias após a inauguração foram realizados 3262 atendimentos, com uma média mensal de 600 procedimentos por mês.

n

A Clínica da Família José Ceratti Lopes iniciou os atendimentos em março, no bairro Restinga, na zona Sul da Capital. A unidade fica localizada próxima ao Hospital da Restinga e Extremo-Sul.

n

O projeto da gestão municipal é instalar ao todo 8 clinicas da família, em parceria com o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 20h. 

n

“Como fica ao lado do hospital para mim foi bom, caso eu precise ficar, já estou aqui do lado”, avaliou uma das usuárias. A atendente da farmácia destacou a “admiração e espanto pela estrutura” e ressaltou que todos gostaram e muito! Outra trabalhadora afirmou que o atendimento está top! “Temos consultório dentário, computadores novos na recepção” e finalizou destacando “dá gosto de trabalhar”.

n

O contrato de gestão entre o IMESF e a Prefeitura municipal de Porto Alegre possibilita a gestão de pessoal das equipes multiprofissionais que fazem parte da Clínica da Família. O quadro profissional é formado por: 15 Agentes Comunitários de Saúde, 1 assistente administrativo, 4 cirurgiões dentista, 2 técnicos em saúde bucal, 2 auxiliares de saúde  bucal, 8 médicos, 7 enfermeiros, 9 técnicos de enfermagem e  2 residentes de medicina de família e comunidade, do programa municipal de saúde. Além disso, também é campo de estagio para graduação de enfermagem e odontologia.

n

O Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF) é uma fundação pública, municipal com a finalidade exclusiva de, no âmbito da atenção primária do SUS, operar especificamente a rede integrada e articulada da Estratégia da Saúde da Família, sob a forma de promoção, prevenção e proteção da saúde coletiva e individual, através da reorientação do modelo assistencial operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>