Durante o Encontro do Conselho Nacional de Representantes Estaduais do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) – Conares, que ocorreu no último dia 10 de junho, na capital paraibana, João Pessoa, o presidente da Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde (Anfes), Carlos Alberto Trindade apresentou a experiência da entidade para uma plateia formada por secretários municipais de Saúde atuantes em todo o Brasil.

n

Trindade, que é, ainda, diretor geral da Fundação Estatal Saúde da Família (Bahia), enumerou os avanços e conquistas das fundações na gestão dos serviços públicos de Saúde. Tratou, também, do PLP 92/2007, que, caso aprovado, garantiria mais respaldo político ao modelo jurídico-institucional das fundações e a relação com os Tribunais de Contas dos Estados, no tocante à prestação de contas como serviço e não como gasto de pessoal, de forma a não impactar na Lei de Responsabilidade Fiscal. Outro ponto abordado por Carlos Trindade foi o papel da Anfes no apoio à implantação de novas fundações estatais de saúde.

n

Na ocasião, o atual presidente do Conasems, Fernando Monti, fez coro à fala de Trindade e reforçou a relevância do modelo jurídico-institucional. Aproveitou a oportunidade, ainda, para convidar a Anfes para participar do Congresso do Conasems que ocorrerá em Brasília, no mês de agosto. Fernando Monti ocupa outros lugares de destaque para a Saúde Pública: é presidente do Conselho Curador da Fundação Estatal Regional de Saúde – composta pelos municípios de Bauru, Pederneiras, Macatuba, Lucianópolis e Agudos, todos situados na região Centro-Oeste paulista – e secretário municipal de Saúde de Bauru.

n

No encontro, que integrou a programação do III Congresso Norte- Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde, Carlos Alberto Trindade estava acompanhado do vice-presidente da Anfes, Juarez Verba, e do secretário executivo da Associação, Alisson Sousa.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>