Go to the content
or

anfes

Novidades

Tags

 Go back to Artigos
Full screen Suggest an article

COXIM (MS) | Mutirão da Ortopedia no Hospital Regional já realizou mais de 700 procedimentos

July 25, 2018 13:20 , by Aline Adorno - 0no comments yet | No one following this article yet.
Viewed 13 times

No último sábado, dia 14 de julho, o Hospital Regional de Coxim (HRC) Dr. Álvaro Fontoura Silva recebeu mais uma vez a equipe de ortopedistas - que a cada quinze dias - realizam cirurgias de baixa, média e grande complexidade.

É o Mutirão da Ortopedia, mais um serviço de atendimento à saúde da população de Coxim e região.

A ideia surgiu a partir de um estudo feito em 2014, ocasião em que foram avaliados todos os encaminhamentos realizados pelo Hospital Regional de Coxim para hospitais em Campo Grande, no período de um ano.

Foi constatado que 359 pacientes de diversas especialidades eram encaminhados para receber tratamento na Capital, sendo a maioria vítimas de traumas, necessitando de cirurgias ortopédicas.

Com essa conclusão, o Dr. José Mauro de Castro Filho, médico do HRC, elaborou um projeto e o apresentou à Prefeitura de Coxim e ao Governo do Estado. Com apoio da Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores e demais lideranças políticas do Estado, foram aprovados os recursos.

No dia 26 de setembro de 2015, o Mutirão da Ortopedia começou os atendimentos ortopédicos de pacientes de toda a Região Norte, com uma equipe formada pelo Dr. José Mauro Filho, Dr. Roberto Fernandes de Melo e Dr. Pedro Ronda.

Atualmente, um grande número de profissionais de Campo Grande e Coxim está envolvido nesta ação, como médicos ortopedistas, anestesistas, clínicos, instrumentadores, técnicos enfermeiros, secretárias e técnicos de gesso.

Desde quando foi iniciado, há quase três anos, o Mutirão da Ortopedia já realizou mais de 700 cirurgias e, pelo menos, mais de 2 mil atendimentos ambulatoriais.

No início, eram previstas 10 cirurgias por Mutirão. Hoje em dia, a média é de 15 a 17 procedimentos, já tendo atingido até 20 cirurgias por quinzena.

Amor à causa

O Dr. José Mauro Filho conta que existem planos de ampliar os finais de semana que acontecem o Mutirão da Ortopedia e levar outros tipos de cirurgias para o projeto, como as de joelho e quadril.

Ele afirma que esta ação é muito especial, pois é uma forma de ajudar a população. “Sou coxinense e é uma forma de retribuir à minha cidade natal de forma muito carinhosa a todos da região, pois sabemos que há uma grande carência de recursos. Poder fazer esse trabalho no mais alto nível, com excelentes resultados em Coxim e ver a felicidades das pessoas se tratando é muito gratificante”, ressalta.

As cirurgias ortopédicas contam com todo o acompanhamento pós-operatório. Cirurgias que aguardam mais tempo quando encaminhadas para a Capital podem ser solucionadas em menos tempo em Coxim, segundo ele.

Quinzenalmente, os atendimentos do Mutirão da Ortopedia iniciam na sexta-feira, com triagens nos pacientes atendidos anteriormente por ortopedistas que solicitam cirurgia.

Os pacientes dão entrada no Pronto-Socorro por motivo de acidentes ou encaminhados de municípios vizinhos. Na triagem, os médicos verificam os exames, avaliam o caso, selecionam os pacientes a receberem o procedimento e agendam o horário da cirurgia no sábado.

 

Texto: Danielly Azevedo

Publicado:    18/07/2018  -  14h31 | http://www.coxim.ms.gov.br/index.php?pag=noticias_det&id=62009


0no comments yet

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.