Go to the content
or

anfes

 Go back to Artigos
Full screen Suggest an article

FESF-SUS atua em triagem epidemiológica e sanitária de passageiros do sistema metroviário de Salvador-Ba

June 15, 2020 16:17 , by Seiva de Carvalho Chaves - 1One comment | No one following this article yet.
Viewed 27 times
Acoes de triagem realizadas pela fesf sus

Profissionais da Fundação Estatal Saúde da Família / FESF-SUS, estão atuando, desde o início do mês de junho,  na triagem e avaliação dos passageiros que circulam em estações de metrô na cidade de Salvador-Ba. As atividades acontecem, inicialmente, nas estações de metrô da Lapa e Pirajá, das 7h às 19h, e conta com uma equipe de técnicos de enfermagem, técnicos de informática e enfermeiros.

A triagem acontece por meio de um sistema de videomonitoramento que é capaz de aferir a temperatura de vários passageiros ao mesmo tempo, e sinaliza aqueles que apresentam temperatura acima de 37,8°. O controle de passageiros considerados febris é realizado através de um monitor acompanhando pelos profissionais de saúde envolvidos na ação.

Caso seja confirmada a temperatura elevada, através de uma nova verificação, o passageiro é submetido a exames para detectar se há o contágio por COVID-19, e então é orientado a não embarcar nos trens. Além disso, o caso é notificado à Secretaria Estadual de Saúde -SESAB, que adotará as medidas cabíveis. Segundo a FESF-SUS, a depender dos testes preliminares será possível expandir essa ação para outras estações, a exemplo de Lauro de Freitas. 

Somente nos primeiros dias, na estação da Lapa, mais de 14 mil pessoas foram monitoradas pelas câmeras, sendo detectado 01 caso com resultado positivo para o novo coronavírus. Na estação Pirajá, as câmeras vigiaram mais de 10 mil passageiros, identificado cerca de 15 pessoas que estavam com alta temperatura, porém nenhuma delas com resultado positivo.

Fonte: FESF-SUS


Categories

Bahia, Brasil
This article's tags: salvador bahia covid-19 coronavírus pandemia FESF-SUS anfes

1One comment

Post a comment

* field is mandatory

If you are a registered user, you can login and be automatically recognized.