A Fundação Estatal Saúde da Família – FESF-SUS, membro da Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde – ANFES, através da sua diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (FESF-tech), em parceria com o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB/CETEN e demais parceiros, vêm desenvolvendo um respirador artificial de baixo custo adaptado com reanimador manual (AMBU), que será disponibilizado em breve ao Sistema Único de Saúde-SUS.

n

Segundo os desenvolvedores do projeto o protótipo do equipamento deve ser entregue para testes até o final de setembro e já poderá, a partir de então, ser verificado pelos profissionais de saúde para, posteriormente, ser homologado pelos órgãos competentes.

n

De acordo com o presidente da Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde – ANFES, Alisson Sousa, “É importante que as fundações estatais de saúde estejam engajadas no desenvolvimento de tecnologias inovadoras e de baixo custo para o SUS”.

n

Desde os primeiros anúncios do surgimento da pandemia no Brasil, a Fundação Estatal Saúde da Família -FESF-SUS, passou a receber encomendas tecnológicas e a planejar ações para atuar no enfrentamento da propagação do novo coronavírus na Bahia, desenvolvendo projetos que tem auxiliado o combate à Covid-19 em todo o país, e que vão desde o apoio institucional aos gestores municipais através do uso de tecnologias para a realização de reuniões e consultorias virtuais, até o desenvolvimento do aplicativo Monitora Covid-19, que permite a interação com os cidadãos identificando os que tenham sintomas da doença e o seu monitoramento clínico por médicos do Programa de Residência em Medicina de Família. Iniciativa que chamou a atenção do Consórcio Nordeste, que celebrou Convênio de Cooperação Técnica com a FESF para disponibilização do aplicativo para todos os estados nordestinos interessados.

n

Além da FESF-SUS, que criou uma diretoria de ciência, tecnologia e inovação, a FESF-tech, a Fundação Inova Capixaba e recentemente a Fundação de Saúde do Ceará já nasceram como Instituição de Ciência e Tecnologia – ICT, com o propósito de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico na saúde pública.

n

Fonte: FESF-tech

n

Whatsapp image 2020 08 20 at 15.27

n

Whatsapp image 2020 08 20 at 15.27

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>