De acordo com informações da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), 352 pacientes foram atendidos em 2022 pela equipe de ortopedia do programa Saúde em Casa, do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Curitiba.

Segundo a gerente do SAD, Mariana Lous, pacientes ortopédicos precisam de maior tempo de recuperação. O objetivo da nova equipe é reduzir as complicações pós-operatórias e a necessidade de reinternação desses pacientes.

O atendimento em casa também impacta na rede de saúde, pois permite oferecer mais leitos hospitalares e diminui o tempo de internação.

Os pacientes atendidos pela nova equipe especializada do SAD são, em sua maioria, idosos acima dos 80 anos, com afecções ortopédicas, ou seja, com a funcionalidade comprometida.

O atendimento também é direcionado a pacientes que passaram por cirurgias, sofreram fraturas, amputações ou com necessidade de preparação para uso de próteses.

Integralidade

Como em todo o atendimento feito pelo Saúde em Casa, o acompanhamento do caso clínico do paciente que será feito pela equipe ortopédica começa antes mesmo da alta hospitalar.

Isso se dá com a troca de informação entre as equipes do hospital e do SAD – e também quando o paciente precisa passar por outro serviço de saúde, como em um atendimento de emergência.

Atenção Domiciliar

O SAD é administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), da Prefeitura de Curitiba. Conta com 15 equipes compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem, distribuídas pelos dez distritos sanitários de Curitiba. E atendeu a mais de 10,8 mil pacientes em 2022, de todas as faixas etárias.

Informações: Comunicação FEAS