Localizada às margens da Via Dutra, em Nova Iguaçu – RJ, a unidade que se encontra sob a administração da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro – FSERJ, vai concentrar exames de alta tecnologia, centro cirúrgico, salas de exames de imagem e laboratório de análises clínicas, reunindo o que há de mais moderno em medicina diagnóstica. 

Construído em apenas um ano, o Rio Imagem Baixada abrange uma área de cinco mil metros quadrados e é um marco para a saúde do Estado do Rio de Janeiro. Além de ser o primeiro centro público de diagnóstico por imagem da região, é também o maior da América Latina. Com investimento de mais de R$ 90 milhões, o Rio Imagem Baixada oferecerá tanto exames mais simples, como raio-x, até os mais complexos, como a imuno-histoquímica, que serve para identificar tumor de mama, além de cirurgias não invasivas.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Luizinho, essa é uma entrega que vai revolucionar o atendimento de saúde pública na Baixada Fluminense, contribuindo para salvar muitas vidas com diagnósticos mais rápidos e precisos de doenças.

 “É um sonho dos moradores que há muitos anos se deslocam para a capital ou precisam pagar por exames na rede particular. O diferencial desta nova unidade é que os pacientes terão tudo num só lugar. As mulheres com nódulos suspeitos na mama, por exemplo, poderão realizar a biópsia no mesmo dia em que fizerem a mamografia. Isso evitará que tenham que agendar um novo exame para terem o diagnóstico precoce que tanto precisam para iniciar o tratamento”, explica o secretário.

O Rio Imagem Baixada começa a funcionar nesta segunda-feira, 10/07, e terá capacidade para realizar até 40 mil exames por mês, duas vezes mais do que a unidade da Capital. O complexo irá atender, além das cidades da Baixada, municípios das regiões Centro-Sul, Médio Paraíba e Costa Verde. Os encaminhamentos serão feitos pelos municípios através do Sistema Estadual de Regulação (SER). Basta o morador procurar o posto de saúde mais próximo.

Com a inauguração do Rio Imagem Baixada passa para 46 o número de unidades de saúde geridas pela Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Rio Imagem Baixada

Informações: Comunicação FSERJ