Na manhã desta sexta-feira, 15/03, a diretoria executiva da ANFES esteve reunida para tratar sobre pautas de interesse da Associação. Entre elas, foi pontuado o processo de reestruturação de suas Câmaras Técnicas de discussões temáticas.
Atualmente a ANFES conta com quatro Câmaras Técnicas instituídas, que são: a CT Jurídica, a CT Educação e Trabalho, a CT de Gestão e a CT de Tecnologia. Durante a reunião foi proposta a criação de dois novos espaços para debates técnicos, sendo a CT de Comunicação e a CT de Compliance. Além da proposição das novas Câmaras Técnicas, também foi reforçada a necessidade de que todas as Fundações associadas indiquem seus representantes para participação ativa nesses espaços.
Ainda no tema das Câmaras Técnicas, ficou definido que assim que a CT Jurídica esteja recomposta seja iniciado um processo de revisão dos Projetos de Leis 92/2007 e 347/2018, que buscam estabelecer e regulamentar as áreas de atuação das fundações públicas do direito privado no país. Tal ação tem como objetivo a retomada das tratativas para seus andamentos no Congresso Nacional.
Outra pauta debatida durante o encontro, que ocorreu de forma virtual, foi a necessidade existente de muitas Fundações para a automatização da sua gestão documental, bem como de processos gerais, a exemplo de compras, seleção de colaboradores e fluxo de trabalho. Neste sentido, ficou definido que será iniciado um processo de pesquisa junto à empresas especializadas para um melhor entendimento das possíveis soluções.
Na ocasião também foi levantada a questão sobre a participação da ANFES em algumas agendas nacionais como a Marcha dos Prefeitos e a Feira Hospitalar, ambas ocorrendo em maio deste ano, com o objetivo de fortalecer a imagem da Associação e divulgar o trabalho que vem sendo feito pelas Fundações Estatais de Saúde de todo o país.
Estiveram presentes na reunião: João Henrique Marques da Silva (FSERJ); Marcello Augusto Machado (FUNEAS); Alisson Santos de Souza (FESF-SUS); Rafael Amorim Ricardo (iNOVA Capixaba); Brenda Aline da Silva de Souza (FEAS); e Graziela Ernesto (FeSaúde).