O Conselho Curador da Fundação Estatal Saúde da Família – FESF-SUS, elegeu nesta terça-feira, 30/09, Bruno Guimarães de Almeida como o novo Diretor-Geral da Fundação para o triênio 2025–2028.  Enfermeiro e sanitarista, Bruno é pós-graduado em Educação Profissional na Área de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), mestre em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e doutorando em Saúde Coletiva pelo mesmo instituto.

 

Com ampla atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), Bruno Guimarães acumula experiências que vão do âmbito municipal ao federal. Em Salvador, atuou com a pauta do planejamento do SUS municipal e exerceu a função de diretor de Atenção à Saúde, conduzindo políticas voltadas ao fortalecimento da rede local. Na esfera estadual, foi diretor de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Sesab, liderando iniciativas estratégicas para valorização dos profissionais.

 

Entre 2023 e 2025, Bruno integrou o Ministério da Saúde como diretor de Gestão e Regulação do Trabalho na Saúde, contribuindo para o aprimoramento de diretrizes e para o fortalecimento da política nacional de gestão do trabalho e educação no SUS.

 

A ANFES parabeniza Bruno Guimarães de Almeida pela eleição e deseja sucesso em sua gestão à frente da FESF-SUS, uma de nossas associadas e referência na gestão da saúde pública.

O processo eleitoral

A eleição ocorreu durante reunião ordinária do Conselho Curador, realizada no auditório da FESF, em formato híbrido. O processo deliberativo foi conduzido pelo presidente do Conselho, Paulo Moreno, com apoio da Comissão Eleitoral, composta pelos titulares Bárbara Vilas Bôas (representante dos trabalhadores), Stela Souza (COSEMS) e Rivia Barros (Sesab), além dos suplentes Viviane Patrocínio (trabalhadores), Raul Molina (COSEMS) e Janaína Peralta (Sesab).

“Encerramos mais um pleito importante para a FESF-SUS, em uma eleição tranquila, conduzida de forma muito adequada pela comissão eleitoral. Tenho certeza de que o novo diretor-geral estará preparado para enfrentar os desafios que virão, contando sempre com o apoio do Conselho Curador, dos trabalhadores e de todas as pessoas que colaboram para que a Fundação cresça e se fortaleça cada vez mais”, afirmou Paulo Moreno.

Informações: Comunicação FESF-SUS