O Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE), gerenciado pela Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro, tem se destacado como referência no tratamento e acompanhamento de pacientes com obesidade extrema (classificação com Índice de Massa Corporal – IMC acima de 50/60) em todo o estado do Rio de Janeiro.

O ambulatório especializado do IEDE oferece um cuidado humanizado e acolhedor, essencial para as pessoas que enfrentam os inúmeros desafios dessa doença crônica. Em média, são atendidos cerca de 1.300 pacientes por mês, por uma equipe multiprofissional altamente qualificada que inclui: endocrinologia, nutrição, psicologia, psiquiatria, assistência social e educador físico

O tratamento da obesidade extrema exige uma abordagem integrada para o sucesso a longo prazo, e o IEDE mostrou-se preparado para oferecer esse suporte completo, incluindo a estrutura necessária, como balanças especiais com capacidade para aferir o peso de pessoas com até 300 quilos.

A obesidade é uma das doenças crônicas mais comuns no mundo, afetando globalmente cerca de 650 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, o número de indivíduos acima do peso é significativo, e no Rio de Janeiro a atuação do IEDE é fundamental para oferecer tratamento especializado e de ponta, permitindo aos pacientes o acesso a um acompanhamento contínuo e a melhoria da qualidade de vida.

iede

Informações: Comunicação FSERJ