Em reunião realizada nesta sexta-feira, 13/12, a diretoria da Associação Nacional das Fundações Estaduais de Saúde (ANFES) discutiu e aprovou importantes ações estratégicas com o objetivo de defender e fortalecer o modelo de gestão das Fundações Estaduais de Saúde em todo o país.
Um dos destaques da reunião foi a decisão de elaborar um manifesto em defesa do modelo fundacional. O documento, que será amplamente divulgado, terá como objetivo conscientizar, especialmente os gestores públicos, sobre o papel crucial das FES na garantia da prestação de serviços de saúde pública com a máxima eficácia e, consequentemente, com maior qualidade para toda a população.
O manifesto buscará destacar os principais benefícios ofertados pelas FES, tanto para a gestão pública quanto para a população em geral, bem como suas contribuições para o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o documento apresentará propostas para fortalecer o papel das FES e garantir sua sustentabilidade operacional.
Outro ponto importante da agenda foi a definição do local para a realização do evento de lançamento do livro da ANFES. A obra, que já está em fase de finalização, reúne artigos de especialistas e gestores do setor e abordará temas relevantes para a gestão das FES, como a inovação em saúde, a gestão de pessoas e a regulação sanitária.
O evento, que deverá ser realizado no primeiro quadrimestre de 2025, será realizado em Curitiba-PR e será mais uma oportunidade para promover o debate sobre o futuro das Fundações Estaduais de Saúde no Brasil.
Ao final da reunião, o presidente da ANFES, João Henrique Marques, desejou a todos boas festas e reforçou a necessidade de, em 2025, a Diretoria da ANFES seguir ainda mais unida na luta pelo fortalecimento das FES e em prol de uma saúde pública de mais qualidade para toda a população brasileira.
A reunião, que ocorreu de forma online, contou com a presença de: João Henrique Marques, presidente da ANFES e representante da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro – FSERJ; Brenda da Silva de Souza, vice-presidente da ANFES e secretária geral da Fundação Estatal de Atenção em Saúde de Curitiba – FEAS; Geraldo Gentil Biesek, secretário geral da ANFES e diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná – FUNEAS; Alisson Santos de Sousa, primeiro tesoureiro da ANFES e diretor geral de serviços da Fundação Estatal Saúde da Família – FESFSUS; Rafael Amorim Ricardo, segundo tesoureiro da ANFES e diretor-presidente da Fundação Estatal de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba; Pedro Lima, membro do conselho fiscal da ANFES e diretor geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói – FeSaúde; Nivaldo Izidro Alves Junior, membro do conselho fiscal da ANFES e assessor executivo da Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB Saúde; Graziela Ernesto, assessora jurídica da Fundação Estatal de Saúde de Niterói – FeSaúde; e Marcos Miranda, secretário executivo da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná – FUNEAS.