Representada pelo diretor Alisson Sousa, a ANFES, Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde, esteve na última segunda-feira, 02/01, em Brasília acompanhando a posse dos novos Ministros de Governo.
Pela manhã, Alisson participou da posse do novo Ministro da Casa Civil, Rui Costa, ex-governador da Bahia. As cerimônias ocorreram ao longo de todo o dia. Entre os empossados está a primeira mulher a assumir o cargo de Ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Durante as posses, o diretor da ANFES aproveitou para conversar com parlamentares e agentes do novo governo federal sobre os projetos de lei: PLP 92/2007, que tramita na Câmara dos Deputados e busca definir as áreas de atuação de fundações instituídas pelo poder público; e o PLS 347/2018, que dispõe sobre a regulamentação das áreas de atuação das fundações públicas do direito privado no país, e tramita no Senado Federal.
Alisson Sousa aproveitou a oportunidade para conversar com o Líder do governo da Câmara Federal, Deputado Zé Guimarães, que se colocou à disposição para receber a ANFES com o objetivo de tratar do PLP 92/2007.
Pasta da Saúde terá a primeira mulher ocupando o cargo de Ministra
Nísia Trindade é socióloga, cientista política e já esteve como presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), se mantendo à frente da instituição por cinco anos.
Nísia também foi fundadora do Observatório Covid-19 e coordenou todo o acordo de encomenda tecnológica na articulação com o Ministério da Saúde do Brasil, a Universidade de Oxford, a farmacêutica AstraZeneca e as unidades de produção locais.
Em seu discurso de posse a nova ministra da saúde afirmou que serão revogadas as portarias e notas técnicas que “ofendem a ciência, os direitos humanos, os direitos sexuais e reprodutivos”, e prometeu uma gestão voltada para o fortalecimento do SUS.