A ANFES realizou na última segunda-feira, 23/06, uma importante reunião institucional com a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), com o objetivo de reaproximar as instituições e fortalecer os laços históricos que unem as entidades desde a fundação da Associação.

O encontro, foi marcado pelo diálogo aberto e pela busca de estratégias conjuntas com foco no fortalecimento das Fundações Estatais de Saúde e no enfrentamento dos atuais desafios na gestão da saúde pública.

Durante a reunião, representantes da ANFES destacaram o papel fundamental da FSNH não apenas no contexto regional, mas também nacional, ressaltando que a Fundação é uma das instituições fundadoras da ANFES, contribuindo ativamente para a consolidação do modelo de gestão das fundações públicas de direito privado como alternativa de gestão eficiente e comprometida com o Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram discutidas iniciativas para ampliar a cooperação técnica, compartilhar experiências de gestão e fortalecer a atuação em rede, visando aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população. 

Para João Henrique Marques, “essa reunião simboliza um novo ciclo de aproximação entre a ANFES e a FSNH.  É importante reforçar e promover a união entre as Fundações Estatais para a construção de um sistema de saúde mais forte, integrado, inovador e comprometido com as necessidades da sociedade”.

Participaram da reunião: Vania Horbach, diretora-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo; Felipe da Silva Paz, diretor administrativo e financeiro da FSNH; Fabiana Cristina Cavalheiro Pires, assessora superior de assuntos jurídicos da FSNH; João Henrique Marques, presidente da ANFES e diretor de planejamento e gestão de contrato de metas da FSERJ; Brenda Souza, vice-presidente da ANFES e coordenadora administrativa da FEAS Curitiba; Alisson Sousa, diretor da ANFES e diretor-geral de serviços da FESF-SUS; Gilson Silveira, membro efetivo do conselho fiscal da ANFES e diretor-geral da FHGV; Gisela Cezimbra, 2 tesoureira da ANFES e diretora-presidente da FUNDESA.

Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo

A FSNH, criada em 2009, é responsável pela gestão pública de 28 serviços, em unidades e programas de saúde, desde a atenção primária, passando pelo pronto-atendimento e centros de atenção psicossocial. Na Emergência, para mais de 20 municípios da região, o Hospital Municipal de Novo Hamburgo é referência em alta complexidade para uma série de especialidades médicas. A Fundação, que integra a Administração Indireta do Município, atua de forma autônoma e sem fins lucrativos, sendo reconhecida por sua capacidade de inovação e gestão eficiente dos recursos públicos.

Anfes e fsnh