O presidente da ANFES, João Henrique Marques, esteve presente na cerimônia de posse da nova diretora geral da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), Lizandra Amim, que ocorreu na última quinta-feira, 02/05, no Centro Administrativo da Bahia, localizado na cidade de Salvador-BA.

Lizandra Amim foi eleita, por unanimidade, pelo conselho curador da FESF para o período de 2024 a 2027, e é a primeira mulher a assumir a diretoria geral da Fundação. Com quase 20 anos de experiência e um profundo engajamento com o Sistema Único de Saúde (SUS), Lizandra traz consigo uma grande bagagem, tendo desempenhado importantes papéis nos serviços públicos municipal e estadual.

Durante a solenidade, João Henrique Marques, fez questão de mais uma vez parabenizar Lizandra por fazer história como a primeira mulher eleita para liderar essa importante Instituição. Ele também aproveitou a ocasião para reforçar os laços que a ANFES tem com a FESF-SUS, visto que essa é uma das Fundações que fez parte do processo de criação da Associação. 

“Sei que estar a frente de uma Instituição como a FESF é um grande desafio, mas estou  certo de que com toda a sua dedicação, habilidade e visão, você fará uma gestão inspiradora e transformadora! Esse ano a FESF está debutando, completando os seus 15 anos, e a ANFES está completando 11 anos. Ao longo desse tempo foram muitas lutas e conquistas, e como presidente da ANFES reafirmo que nossos esforços é para estreitar ainda mais esses laços, buscando sempre trabalhar juntos para promover ainda mais melhorias no modelo de gestão das Fundações Estatais em todo o Brasil. Conte sempre com a ANFES e com nossas Fundações associadas para o que precisar!”, afirmou João Henrique.

Ao tomar posse, Lizandra Amim afirmou estar diante de um grande desafio, que é a representatividade da mulher na FESF. “É uma honra compartilhar com vocês este momento. Assumo hoje a representatividade da mulher na diretoria-geral da FESF. Sou a primeira mulher a assumir esse cargo abrindo precedente para que outras mulheres também possam me suceder. Trata-se de um grande desafio e eu aceitei com plena convicção de que contarei com o apoio de muitas mãos”, declarou.

Após esse breve encontro, a nova diretora geral da FESF-SUS e o presidente da ANFES ficaram de agendar uma conversa para tratar sobre assuntos de interesse das Fundações Estatais de saúde.

*Fotos: Ascom FESF-SUS