A Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde – ANFES, realizou na última sexta-feira, 03/04, webconferência com o médico sanitarista da Fiocruz Brasília, Vinícius Oliveira , para apresentação dos métodos utilizados no Software Painéis APS Fiocruz: Covid-19. O software, desenvolvido pelo Laboratório de Saúde Digital / Núcleo de Epidemiologia e Vigilância à Saúde da Fiocruz Brasília, está em fase experimental e busca integrar as ações de cooperação entre Fiocruz e a Coordenação Geral de Informação da Atenção Primária (CGIAP) / Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) do Ministério da Saúde, principalmente no combate da pandemia do novo Coronavírus.

n

Durante a palestra virtual, Vinícius Oliveira, coordenador da ação, ressaltou que o objetivo do software é oferecer aos municípios ferramentas que permitam utilizar localmente informações produzidas para o Sistema de Informação da Atenção Básica – SISAB – para qualificar a atenção à saúde. Para ele, “é importante que nessas cidades os gestores municipais tenham a capacidade de detectar precocemente surtos de síndromes gripais ou do Coronavírus, seja no município como um todo, em regiões urbanas circunscritas ou zona rural. Frente à essa situação, o município pode intensificar as medidas de contenção e atenção à saúde para as populações afetadas, reduzindo o impacto local da pandemia”.

n

Para o presidente da ANFES, Alisson Sousa, ” é importante, nesse momento que o Brasil vive uma pandemia do novo Coronavírus, que unamos forças, troquemos experiências, ideias, compartilhemos projetos, inovações, e toda ajuda necessária para salvar a vida das pessoas. E, as fundações estatais de saúde, integrantes do Sistema Único de Saúde, tem um papel decisivo nesse processo”.

n

O software entrará em fase de testes na próxima sexta-feira, 10/04, em alguns municípios brasileiros, e tem previsão para distribuição nacional a partir de 20/04.

n

Clique aqui e confira a gravação do webnário. Para baixar a apresentação em pdf acesse: Saúde Pública de Precisão no Combate a Covid-19 (1)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>