A Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde – ANFES, elegeu em assembleia extraordinária realizada nesta sexta-feira, 25/06, por unanimidade, sua nova diretoria executiva e conselho fiscal para o próximo biênio (2021-2023).
De acordo com deliberação em assembleia Alisson Sousa, diretor de Gestão de Serviços da Fundação Estatal de Saúde da Família – FESF-SUS, deixa a presidência da Associação passando o cargo para João Henrique Marques da Silva, Assessor da diretoria de Planejamento e Gestão da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro – FSERJ.
Com a eleição, a nova diretoria executiva terá a seguinte composição. Na presidência: o Sr. João Henrique Marques da Silva, assessor da diretoria de planejamento e gestão da FSERJ; vice-presidência: o Sr. Tércio Erany Tedesco Júnior, diretor geral da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas – FHGV; secretária geral: o Sr. José Alexandre Buso Weiller, diretor geral da Fundação Juquery; 1ª tesouraria: o Sr. Alisson Sousa, diretor de gestão e serviços da FESF-SUS; e 2ª tesouraria: o Sr. Antonio Plutarco Lima Filho, diretor executivo da Fundação Regional de Saúde do Ceará – FunSaúde.
No conselho fiscal a estruturação ficou da seguinte forma. Titulares: Gilberto Barichello, diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Canoas – FMSC; Ana Maria Scheneider, diretora geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói – FeSaúde; Sezifredo Paz, diretor geral da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba – FEAS; e suplentes: Daniel Beltrammi, secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Fundação PB Saúde, da Paraíba; Rafael Amorim Ricardo, diretor-presidente da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNova Capixaba; Marcello Machado, diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná – FUNEAS.
Ao passar o bastão da presidência, Alisson Sousa, fez questão de agradecer a todos pelo período que esteve à frente da Associação. “Agradeço a todos pelo apoio durante esse período. Nossa gestão teve como foco contribuir com a participação de todos, com o fortalecimento da ANFES promovendo a associação de nova filiadas, que deu um salto de 13 para 20, e na defesa do modelo de gestão das fundações no judiciário brasileiro, conquistando uma grande vitória com a ADI do Rio de Janeiro.”
Alisson Sousa também aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem de boas-vindas ao novo presidente. “Desejo sucesso ao novo Presidente João Marques, que certamente fará uma gestão brilhante. Estarei sempre disponível para ajudá-lo e contribuir com o modelo das fundações estatais de saúde. Vida longa a ANFES !”
Segundo João Marques, novo presidente da ANFES, “primeiramente quero parabenizar ao Alisson pelo brilhante trabalho realizado à frente da ANFES, e dizer que é uma honra e um grande desafio substituí-lo. Pretendo esforçar-me para dar continuidade ao seu projeto e estabelecer o compromisso em defesa do nosso modelo de gestão, buscando sempre fortalecê-lo diante dos cenários que se apresentem. Atualmente, a Saúde pública do Brasil enfrenta uma das piores pandemias do novo século. Este cenário se traduz em grandes desafios para o SUS, e é nesse momento que entendo que o modelo de gestão proposto pelas Fundações Estatais tem se mostrado o mais eficiente, pois permite ao gestor uma maior agilidade nos processos de trabalho.”
“Agradeço a grande oportunidade que a Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro – FSERJ me proporciona, na qual venho realizando atividades relacionadas a busca de melhorias dos processos e na qualidade da assistência ao cidadão. Quero ainda agradecer a todas as fundações associadas pela confiança em mim depositada. Acredito que com os esforços de todos teremos ainda mais conquistas a serem celebradas”, concluiu João Marques.
João Henrique Marques é matemático, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, e possui MBA em Tecnologia da Informação e Gestão de Projetos e Negócios pela mesma Universidade. Esteve, durante 10 anos, como técnico em desenvolvimento no Setor de Estatística e Informações do Instituto Estadual de Hematologia – Arthur de Siqueira Cavalcanti – HEMORIO. Entre maio de 2016 a agosto de 2017 assumiu o cargo de diretor de Planejamento e Gestão da FSERJ, e atualmente assessora a mesma diretoria.
Além da votação da nova diretoria executiva e conselho fiscal, a assembleia extraordinária, realizada em formato virtual, também trouxe como pauta a votação para aprovação da negociação dos débitos existentes com as fundações, e a apresentação das ações e prestação de contas do ano de 2020. Além disso, foi referendada a associação da Fundação Regional de Saúde do Ceará, que já havia sido aprovada pela diretoria executiva.
Estiveram presentes na Assembleia: a Sra. Anamaria Schneider, Fundação Estatal de Saúde de Niterói – FeSaúde; a Sra. Ana Maria, gerente de contabilidade da Fundação Regional de Saúde do Ceará – Funsaúde; o Sr. Antônio Plutarco, Fundação Regional de Saúde do Ceará – Funsaúde; o Sr. Daniel Beltrami, Fundação PB de Saúde da Paraíba; o Sr. Daniel Cortez, diretor administrativo da Fundação Estatal de Saúde de Niterói – FeSaúde; o Sr. Gilberto Barichello, Fundação Municipal de Saúde de Canoas – FMSC; o Sr. José Alexandre Buso, Fundação Juquery; a Sra. Mara Nilza, diretora da Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado – FESAT; o Sr. Marcello Machado, Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná – FUNEAS; a Sra. Nara Nunes, diretora técnica da Fundação Hospitalar do Piauí – FEPISERH; o Sr. Rafael Amorim, Fundação iNOVA Capixaba; o Sr. Rafael Ayub, diretor executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim – FHSTE; o Sr. Ricardo Mendonça, diretor geral da Fundação Estatal Saúde da Família – FESF-SUS; o Sr. Sezifredo Paz, Fundação Estatal de Atenção à Saúde de Curitiba – Feas; o Sr. Tércio Erany, Fundação Hospitalar Getúlio Vargas – FHGV; além da Sra Janaína Pontes Cerqueira, colaboradora Jurídica da ANFES; Luciana Brito, secretária executiva da ANFES; e Seiva Carvalho, assessora de comunicação da ANFES.