Aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro, no município de Vila Velha – Espírito Santo, o Encontro ANFES: 10 Anos de Inovação na Gestão das Fundações Estatais de Saúde. O evento, realizado em comemoração aos 10 anos de existência da Associação, reuniu representantes de Fundações Estatais de Saúde de todo o Brasil, além de contar com a presença do Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande; do Secretário de Estado de Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto; do Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa; do Superintendente do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin; do Presidente do Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo, Márcio Romanha; e da Reitora Acadêmica da Universidade de Vila Velha, Denise Coutinho Endringer.

Em sua passagem pelo evento, o Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, fez questão de pontuar os diversos desafios na administração do SUS e a exitosa experiência da implementação do modelo de fundação pública de direito privado para a gestão de ações e serviços de saúde hospitalares no Estado. Já o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, destacou a eficiência do modelo de gestão das Fundações Estatais de Saúde e reafirmou o compromisso do Ministério Nacional da Saúde para aprimorar, cada vez mais, o atendimento do Sistema Único de Saúde e garantir uma saúde pública de qualidade à toda população.

O Encontro, organizado em parceria com a Fundação iNOVA Capixaba, teve como objetivo abrir uma oportunidade para que Fundações Estatais de Saúde de todo o país pudessem conhecer experiências inovadoras que vêm sendo implantadas em outras instituições, bem como realizar um enriquecedor intercâmbio de ideias.

Durante o evento os participantes também tiveram a oportunidade de assistir a grandes palestras, como: Eficácia na Gestão das Fundações Estatais de Saúde, ministrada pelo Subsecretário de Estado de Contratualização em Saúde do Espírito Santo, o Sr. Alexandre Aquino; Como fazer parte do protagonismo do Brasil na transformação digital mundial, ministrada pelo Relações Institucionais da Softplan, Alexandre Pereira; Inovações da Lei de Licitações, ministrada pelo Diretor Regional Sudoeste do IDISA, Sr. Tadahiro Tsubouchi; Proposta de Política Industrial do setor de dispositivos médicos, ministrada pelo Diretor Institucional da ABIMO, Sr. Márcio Bósio; e a importância e o papel do setor de qualidade na gestão de serviços de saúde, ministrada pelas médicas infectologistas, especialistas em gestão da Segurança do Paciente e qualidade e em ciência da melhoria, as Sras. Cristiana Costa Gomes e Daniela Feitosa.

A ANFES, em nome do seu presidente João Henrique Marques e de toda a sua mesa diretora, agradece a participação de todos os presentes e reafirma seu compromisso na luta por melhorias na qualidade do atendimento dos serviços de saúde pública para toda a população e pelo fortalecimento do modelo de gestão das FES.

Duas novas Associadas

Como parte da programação do Encontro ANFES foi realizada uma assembleia extraordinária que teve como pauta a filiação de duas novas Fundações, são elas: a Fundação do ABC (FUABC), representada na ocasião pelo Presidente, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes; e a Fundação Estatal de Saúde de Maricá (FEMAR), representada por sua Diretora Financeira, Telma Regina Lemos Ferreira.

A ANFES dá as boas vindas às novas Associadas!

Confira algumas fotos do Encontro ANFES: