O Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA), unidade gerenciada pela Fundação do ABC (FUABC), recebeu na última terça-feira (12/02) o selo interno nível Bronze do Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da Fundação do ABC. O certificado atesta que o equipamento de saúde cumpriu todos os requisitos em um rigoroso processo de avaliação iniciado em abril de 2024.
O selo Bronze indica que o CHMSA está em conformidade com os padrões de qualidade em termos de Legislação e Documentação. A próxima meta para a unidade é alcançar o nível Prata, que foca em Gestão por Processos e Mapeamento de Riscos, seguido pelo nível Ouro, que representa a excelência em Gestão por Resultados.
Durante a cerimônia de entrega, a diretora administrativa do CHMSA, Dra. Evelyn Ribeiro Rodio, destacou a transformação da unidade nos últimos meses. “Com a visita da área de Qualidade da FUABC em abril do ano passado, começamos a repensar o planejamento e elegemos três pilares para 2025: cuidado centrado no paciente, sustentabilidade e otimização de espaços e recursos. Agradeço o apoio de todos que contribuíram para atingirmos esse objetivo hoje. Nosso CHMSA é grande, faz muito, e tudo isso é graças a vocês”, afirmou.
O presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, destacou o papel da entidade na promoção da qualidade na saúde pública. “É um orgulho muito grande participar de um evento como esse e dessa evolução. A FUABC tem feito um trabalho sério e comprometido com a saúde de qualidade para a população. Nosso Escritório de Projetos é relativamente jovem, mas tem cumprido um papel magnífico. Esse selo de qualidade é um primeiro passo e traduz literalmente o nosso compromisso com a assistência. A Fundação do ABC só tem razão de existir se estiver focada nesses objetivos de respeito, qualidade, seriedade, transparência e assistência à saúde da população. O CHMSA é um exemplo não só para Santo André, mas para toda a nossa região”.
A unidade hospitalar é referência em assistência e ensino, funcionando como um hospital-escola para alunos de graduação e pós-graduação em programas de residência médica. Ao todo são 34 especialidades, sete salas cirúrgicas e 266 leitos. Em 2024, contabilizou mais de 47,6 mil atendimentos no Pronto-Socorro. Realiza mensalmente 14 mil exames e 12 mil atendimentos ambulatoriais. Mais de 1.700 colaboradores integram a equipe, entre funcionários diretos e terceirizados.
Programa de Qualidade
Lançado em setembro de 2023, o Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da FUABC oferece suporte técnico às unidades de saúde gerenciadas para que estejam aptas a buscar acreditações de qualidade, assim como estimular o compartilhamento de experiências exitosas e boas práticas. Para isso, foram criados selos internos de avaliação de qualidade assistencial e administrativa instituídos pela própria Mantenedora, divididos em três níveis: Ouro, Prata e Bronze. A expectativa é de que as acreditações nacionais e internacionais das unidades de saúde sejam uma consequência da criação deste programa.
O projeto conta com apoio da Presidência e da área de Governança Corporativa da Mantenedora. O CHMSA é a terceira unidade a receber o Selo Bronze e a primeira na região do ABC. A primeira certificação foi entregue em maio de 2024 ao Hospital Municipal de Mogi das Cruzes. Em agosto foi a vez do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba.
Fonte: Comunicação FUABC