A Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde – ANFES, realizou nesta sexta-feira, 20/08, webinar que teve como objetivo apresentar os resultados de estudo realizado sobre os custos das Fundações Estatais de Saúde no Brasil.

A pesquisa, realizada pelo especialista em atenção à saúde e gestão de políticas públicas, Florentino Leônidas, apresenta os principais centros de custos para implantação e funcionamento das Fundações Estatais de Saúde no país. Para isso, foram analisados dados disponibilizados por Fundações associadas à ANFES.

Segundo Florentino Leônidas, “considerando os dados obtidos na pesquisa, podemos dizer que os custos apresentam vantagem ao modelo de gestão das Fundações Estatais”. O estudo também levantou informações sobre as principais transferências de recursos ambulatoriais e hospitalares vindo do Ministério da Saúde.

Para João Marques, presidente da ANFES, “o papel da Associação é incentivar, cada vez mais, o conhecimento e a troca de experiências entre nossas associadas em busca do fortalecimento das Fundações Estatais de Saúde de todo o país. Estou contente pela ANFES, com a realização deste estudo, reativar o debate da economicidade e qualificação dos serviços de saúde pública no modelo de gestão das FES.”

Confira aqui a apresentação: