A Fundação Estatal de Saúde de Niterói – FeSaúde, instituição filiada à Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde – ANFES, realizou na última sexta-feira, 01/10, a abertura do Seminário Interno de comemoração pelos dois anos da instituição.

O encontro virtual que teve como tema os “Caminhos da equidade na oferta de serviços públicos: A FeSaúde Niterói como estratégia de gestão do SUS”, foi aberto por Anamaria Schneider, diretora-geral da FeSaúde, e teve como convidados o secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira; o secretário executivo da prefeitura de Niterói, Ubirajara Marques; e o presidente da ANFES, João Henrique Marques da Silva.  

De acordo com o secretário municipal Rodrigo Oliveira “a FeSaúde atua como um elemento central na necessária reestruturação administrativa e de gestão do Sistema único de Saúde (SUS) de Niterói. A instituição é um modelo de gestão e administração pública, no sentido de construir uma ferramenta que garanta agilidade e também ampliação do cuidado e demais processos necessários para expandir e qualificar o atendimento à saúde oferecido aos cidadãos niteroienses”. 

Segundo o presidente da ANFES, João Henrique Marques,  “a partir da Lei 5164/2007, que autoriza a criação de fundações estatais para prestação de serviços na área de saúde pelo poder executivo, o Estado passou a atuar como regulador da política e não mais um executor de atividades sociais, transferindo este papel para as organizações públicas, como a FeSaúde.” 

Para ele, “esse modelo de gestão diferencial é uma forma de tornar a proposta de execução de serviços em saúde ainda mais eficiente”. E completa que “a cobertura de atendimento realizado pelas fundações associadas a ANFES chega a quase 25% da população brasileira, e a FeSaúde tem contribuído para esse sucesso”. 

Anamaria Schneider, diretora-geral da fundação, aproveitou o debate para destacar que: “será um grande desafio para a FeSaúde assumir a gestão do Programa Médicos de Família do município de Niterói, pioneira no Brasil e que possui uma construção muito forte no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Mesmo sendo desafiador, está muito claro que para nós que essa nova gestão tem a missão de qualificar a coordenação do cuidado na Atenção Básica, de forma paralela ao Plano Municipal de Saúde Participativa.”  

Na próxima sexta-feira, 08/10, a FeSaúde realiza o segundo dia de seminário. O evento virtual é exclusivo para convidados e vai receber os palestrantes: Isadora Modesto, subsecretária de Articulação Institucional e Gestão do conhecimento (Seplag),  Marilía Ortiz, secretária Municipal de Fazenda, Valéria Braga, do escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói, e Anamaria Schneider, diretora-geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (Fesaúde).

Fonte de informações : http://www.fesaude.niteroi.rj.gov.br/noticias/abertura-do-seminario-interno-da-fe-saude-tem-participacao-do-secretario-de-saude-rodrigo-oliveira