A Fundação Estatal Saúde da Família – FESF-SUS, instituição associada a Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde – ANFES, realizou no último dia 22, palestra Intitulada “Racismo Institucional e Seus Desafios Atuais”, dando início as ações do Novembro Negro da Fundação. 

A atividade de mobilização foi inicialmente direcionada aos trabalhadores da equipe do projeto de combate ao racismo institucional, gestores e diretores da FESF, e será repetida a outros públicos durante o mês de novembro.

Apesar de jovem, o palestrante Saulo de Tasso mostrou já ter uma sólida trajetória na militância em defesa dos direitos das pessoas negras e bastante propriedade ao discorrer sobre o tema abordado. Ele iniciou falando sobre a história e impactos do racismo, logo após traçando uma linha do tempo com as principais manifestações e leis sobre o assunto, passando também pela forma como o racismo está estruturado na sociedade e seus diferentes tipos de violência. Aplaudido de pé, ele finalizou sua palestra abordando “os desafios da FESF na luta antirracista”.

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”. Foi com a histórica frase de Nelson Mandela que o trabalhador da FESF-SUS e militante do Movimento Negro baiano, Saulo de Tasso, encerrou a sua palestra considerada por todos tão didática quanto emocionante.

Para o diretor geral da Fundação, Ricardo Mendonça, “a palestra de Saulo, além de nos encher de satisfação por se tratar de um trabalhador da FESF que merece, e com certeza estará usando muito bem esse espaço de fala, vai de encontro com o que objetivamos com a implantação da nossa política de combate ao racismo institucional, que é trazer diálogo, reflexão e conscientização para o centro desse importante debate”.

Informações: http://www.fesfsus.ba.gov.br/palestra-racismo-institucional-e-seus-desafios-atuais-abre-as-atividades-do-novembro-negro-fesf/