A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF), instituição pública produtora de inovação, teve 15 trabalhos aprovados para apresentação na 13ª edição do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão. As submissões versam sobre o enfrentamento da pandemia de covid-19, tecnologias digitais para gestão em saúde e também formação para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O número total de trabalhos aceitos é entendido como resultado do envolvimento da FESF no fortalecimento do SUS. Entre os quinze trabalhos da Fundação aprovados pelo Abrascão, quatro serão apresentados via comunicação oral em sessões temáticas e nove através de apresentação assíncrona por vídeo. Confira títulos e autorias:

  1. A retaguarda clínica do app Monitora Covid-19 e a saúde mental: enfrentando a pandemia em parceria com a Rede Bem-Estar (Apresentação assíncrona) — José Santos Sousa Santana (FESF); Heider Aurélio Pinto (Ufba); Sávia Souza Machado (FESF e Sesab); Thaylane Coutinho dos Santos Carneiro (FESF); Keyla da Silveira Pinto (FESF).
  2. Potencialidades e desafios da prática de preceptoria na educação interprofissional em um programa de residência integrada em Saúde da Família (Comunicação oral) — Thaylane Coutinho dos Santos Carneiro (FESF); Edvanda Trindade Sacramento Gomes (FESF) e Vladimir Andrei Rodrigues Arce (Uneb)
  3. Potencialidades e desafios da atuação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família através do app Monitora Covid-19 (Apresentação assíncrona) — Sara de Menezes de Santana (aluna egressa do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da FESF); Priscila Araújo Rocha (Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da FESF); Thaylane Coutinho dos Santos Carneiro (Aplicativo Monitora Covid-19/Bahia FESF);
  4. VIVA SUS: A experiência da FESF-SUS no projeto de criação de plataforma digital de promoção da educação, inovação e gestão do trabalho em saúde(Apresentação assíncrona) — Aline da Silveira Adorno Carneiro (FESF); Ben-Hur de Carvalho Corvello (FESF); Luciana de Jesus Araújo (FESF); Thaís Regis Aranha Rossi (Uneb); Aurora Leonor Freixo (Uneb); Sávia Souza Machado (FESF e Sesab); Thaylane Coutinho dos Santos Carneiro (FESF), José Santos Sousa Santana (FESF).
  5. Compreensão do Apoio Institucional na ótica dos apoiadores, gestores e trabalhadores das equipes de Atenção Básica (Apresentação assíncrona) — Sávia Souza Machado (FESF e Sesab)
  6. Desenvolvimento da plataforma eletrônica de saúde (iPeS) para a interoperabilidade das informações em saúde nos municípios do Nordeste (Comunicação oral) — José Santos Sousa Santana (FESF); Heider Aurélio Pinto (Ufba); Sávia Souza Machado (FESF e Sesab); Thaylane Coutinho dos Santos Carneiro (FESF); Keyla da Silveira Pinto (FESF).
  7. Experiência do Núcleo de Fisioterapia em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Da Família: atuação e mudanças em tempos de covid-19(Apresentação assíncrona) — Vania Priamo (FESF); Thiago Santos De Souza (FESF); Andressa Santa Rosa Santana (aluna egressa do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da FESF); Cléia Guimarães De Souza (corpo pedagógico do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da FESF) ; Luiza Monteiro Barros (corpo pedagógico do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da FESF); Verônica Porto Freitas (aluna egressa do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da FESF).
  8. Sistema de Monitoramento Online da Saúde do Paciente – Saúde ON (Apresentação assíncrona) — Karla Maria Martins Brito Gama (FESF)
  9. Conhecer para atuar na APS: Telessaúde no processo formativo em saúde, à luz da vivência em campo de uma residente em saúde da família e comunidade(Apresentação assíncrona) — Adeilda Ananias de Lima (Telessaúde Bahia/FESF-SUS); Erica Lima Costa de Menezes (Sesab); Tais Almeida Santana (residente do programa Multiprofissional em Saúde da Família da FESF-SUS).
  10. Em tempos de pandemia, qual a contribuição do Núcleo Telessaúde Bahia às equipes de Saúde Bucal na APS da Bahia? (Apresentação assíncrona) — Adeilda Ananias de Lima (Telessaúde Bahia/FESF-SUS); Erica Lima Costa de Menezes (Sesab); Tais Almeida Santana (residente do programa Multiprofissional em Saúde da Família da FESF-SUS)
  11. Telecepred: Ampliação do acesso aos serviços de reabilitação física e auditiva no estado da BahiaGladys Reis de Oliveira (FESF); Daiana Cristina Machado Alves (FESF); Mariângela Costa Vieira (FESF); Talita Baraúna da Silva (Cepred); Marcela de Oliveira Neves Nogueira (Cepred); Magda Valéria Zinn (Cepred); Claudia Pinheiro Bastarrica (Cepred); Marcia de Jesus Pinto (Cepred); Suzane Ribeiro da Silva (Cepred); Daiane Barreto Santiago (Cepred).
  12. A implantação da Teleraras como estratégia de acesso à Rede de Atenção às Doenças Raras no estado da BahiaGladys Reis de Oliveira (FESF); Daiana Cristina Machado Alves (FESF); Maria de Fatima Rocha Ribeiro da Silva (Sesab); Eduardo Vasconcelos de Jesus (SMS de Salvador); Angelina Xavier Acosta (UFBA); Emília Kaliane Embiruçu de Araújo Leão (HUPES/UFBA); Helena Pimentel (APAE Salvador); Tatiana Amorim (APAE Salvador); Larissa Souza Mario Bueno (HUPES/UFBA)
  13. Processo ensino aprendizagem em programas integrados de residências multiprofissional e médica durante a pandemia de covid-19 (Apresentação assíncrona) — Mariana Nascimento de Carvalho Borges (FESF), Thadeu Borges e Silvana Lima
  14. Implementação do Telefmb/Ufba na pandemia da covid-19 (Comunicação oral) — Liliane Lins-Kusterer (FMB/Ufba); Érica Lima Costa de Menezes (Telessaúde/Sesab); Daiana Cristina Machado Alves (Telessaúde/FESF-SUS); Gladys Reis de Oliveira (Telessa´úde/FESF); José Cristiano Soster (Cosems); Larissa Monteiro (FMB/Ufba); Ailton Melo (FMB/Ufba); Luis Fernando Fernandes Adan (FMB/Ufba); Fernando Martins Carvalho (FMB/Ufba)
  15. Telehans Bahia – Ações para qualificação do cuidado à pessoa com hanseníase na APS (Comunicação oral) — Liliane Lins-Kusterer (FMB/Ufba); Érica Lima Costa de Menezes (Telessaúde/Sesab); Daiana Cristina Machado Alves (Telessaúde/FESF-SUS); Greice Quele dos Santos Cruz (Divep/Sesab); Carmelita Ribeiro Filha (SVS/MS); Georgia da Silva (SVS/MS); Luis Fernando Fernandes Adan (FMB/Ufba)

Abrascão

O 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva será realizado em Salvador, Bahia, no período de 19 a 24 de novembro de 2022, no Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio.

O evento é organizado pela diretoria da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, Fiocruz Bahia, Secretarias de Saúde da Bahia (Sesab), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), Conselho Estadual de Secretários Municipais da Bahia (Cosems-BA), Conselho Estadual de Saúde (CES-BA), Universidades Federais e Estaduais da Bahia.

Ao todo, mais de 6.500 trabalhos foram submetidos para avaliação por pares. As regiões com maior número de envio de resumos foram Sudeste (41%) e Nordeste (38%), seguidas de Sul (10%), Centro-Oeste (6%) e Norte (4%). Os estados com maior volume de trabalhos enviados foram Rio de Janeiro (21%) e Bahia (19%).

Informações: Comunicação FESF