A Diretoria Executiva da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV) está desenvolvendo o Projeto Ampliar para as unidades em Sapucaia do Sul. Como o nome sugere, o projeto prevê a ampliação de serviços na área da saúde com melhorias de infraestrutura e assistência nas unidades sob a sua gestão no município. As mudanças incluem ações concretizadas, projetos em andamento e novos planejamentos.

Projetos em execução

  • Reforma e adequação de 26 leitos de retaguarda do HMGV para a rede de urgência e emergência, integrando as áreas já existentes.
  • Adequação de um novo centro de atendimento de especialidades médicas com dez consultórios, abrangendo 25 especialidades médicas e multiprofissionais com fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição, entre outros serviços.
  • Ambientação de Sala Lilás de acolhimento e consultório para atendimento de vítimas de violência.
  • Adequação de sala para coleta de sangue de doadores em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Construção da nova central de esterilização de materiais, adequando a estrutura às exigências da Vigilância Sanitária.
  • Retomada e conclusão das obras do novo centro obstétrico com salas de pré-parto, parto e pós-parto, possibilitando o parto humanizado em sintonia com o programa do Ministério da Saúde.
  • Clínica de oftalmologia e otorrinolaringologia em nova área próxima ao Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV).
  • Implantação do Instituto de Ensino e Pesquisa, possibilitando educação corporativa e continuada, parceria pública e residência médica com ampliação dos programas.
  • Revitalização da Unidade de Pronto Atendimento de Sapucaia do Sul.
  • Readequação da farmácia hospitalar em nova área física no Getúlio Vargas, modernizando os processos de distribuição de medicamentos.
  • Reforma da caixa d’água do hospital.
  • Modernização de leitos para internação de pacientes no hospital.

Projetos futuros

  • Implantação da nova tecnologia com apoio da inteligência artificial do Robô Laura.
  • Construção de novo centro de diagnóstico de imagem que poderá ser ampliado para oferecer exames para usuários de Sapucaia e região, inclusive com a instalação de um equipamento de ressonância magnética.
  • Transferência do ambulatório de traumatologia para novo espaço, próximo à emergência qualificando a estrutura física.
  • Novo centro cirúrgico dobrando a atual capacidade de quatro para oito salas cirúrgicas no Getúlio Vargas.
  • Novo centro integrado de endoscopia com exames do aparelho digestivo e respiratório.
  • Ampliação e adequação de serviços no HMGV com área para atendimento pediátrico diferenciada, com consultórios de pronto atendimento e observação pediátrica com acesso exclusivo.

Projetos realizados

  • Revitalização e ampliação da recepção central do HMGV.
  • Revitalização da entrada da emergência do Getúlio Vargas.
  • Construção de área específica para pacientes com sintomas gripais com acesso exclusivo na emergência do hospital.
  • Construção de 20 novos leitos no HMGV da unidade de terapia intensiva em área física específica que foram utilizados para atendimento de pacientes com covid-19. Esses leitos deverão permanecer ativos para o atendimento de pacientes com outras patologias após este momento pandêmico, totalizando a área física para 40 leitos. 
  • Renovação do parque tecnológico do centro cirúrgico com equipamentos modernos de videocirurgia e de monitoramento anestesiológico.
  • Realocação da unidade de saúde mental do hospital em espaço para melhor atender às necessidades das pessoas com essas enfermidades num ambiente climatizado e humanizado. 
  • Criação da Linha de Cuidado em Acidente Vascular Cerebral com a implementação de novas tecnologias como o TeleStroke e a iniciativa do projeto Angels. 
  • Implantação de novas tecnologias com apoio de inteligência artificial através do TeleCardio.

Gestão administrativa

Na Gestão Administrativa, está sendo desenvolvido: 

  • Planejamento Estratégico (PE) para todas as unidades de saúde administradas pela FHGV. O PE consiste em projetar o modelo de instituição almejada, preparando as ações para os próximos anos.
  • Implantação do Processos Administrativos e-gov – PROCERGS (PROA).
  • Implantação das Políticas Institucionais regidas por norma e padrão.
  • Elaboração e aprovação pelo Conselho Curador do Código de Conduta da Fundação, que estabelece o formato das relações interpessoais na instituição, contemplando o público interno e o público externo.
  • Plano Diretor de Infraestrutura. 
  • Plano Diretor de Tecnologia da Informação.
  • Inovação nas parcerias estratégicas com startups.
  • Captação de novas receitas para concretização dos projetos.

O conjunto de ações tem por finalidade oportunizar a melhoria das ações assistenciais e administrativas, imprimindo mais agilidade, eficiência e eficácia em todos os processos. Em especial, as ações objetivam oferecer aos clientes as melhorias no atendimento das suas necessidades em um ambiente mais moderno e humanizado. “Agradecemos a todos os colaboradores internos e externos, de forma direta e indireta, que participam para que possamos alcançar nossos objetivos”, afirma a Diretoria Executiva da FHGV.

Texto: Jocélia Bortoli – MTB 9653 / Comunicação FHGV