Fundação Paraibana de Gestão em Saúde – PB Saúde, criada no ano de 2020, realizou no último domingo, 12/09, as provas do seu primeiro concurso público, que prevê a contratação imediata de 326 profissionais e mais 4.075 em cadastro de reserva nas áreas administrativa e assistencial.

As provas contaram com a presença de 16.954 candidatos dos 23.267 inscritos e, segundo a banca organizadora, dos 13 mil candidatos aguardados para as provas de níveis básico, médio e técnico, 3.732 não compareceram, uma abstenção de 28,71%. Já no período da tarde, 2.581 candidatos faltaram às provas, representando 25,80% do total de inscritos para nível superior. O absenteísmo geral do concurso foi de 27%, o melhor desempenho em tempos de pandemia, de acordo com a organizadora Fundação Vunesp.

O diretor superintendente da PB Saúde, Daniel Beltrammi, visitou alguns locais de provas, observando o andamento das atividades e o cumprimento das medidas preventivas contra o covid-19. “Hoje é um dia histórico para a Paraíba pois estamos selecionando as pessoas que estarão conosco daqui para frente nos cuidados à saúde da população. Através desse concurso, a Secretaria de Estado da Saúde, que representa o SUS paraibano, tem um papel decisivo na construção de um futuro com uma saúde digna e de qualidade para todas as paraibanas e paraibanos”.

Para Daniel Beltrammi, “o Governo do Estado promoveu um concurso que teve seu dia de aplicação com elevados níveis de excelência visando o conforto e a segurança das candidatas e dos candidatos. Desejamos sucesso àqueles que se submeteram às provas neste dia e lembramos que a divulgação do resultado está prevista no período compreendido entre 30 a 45 dias contados a partir de hoje”, acrescentou.

Fundação Paraibana de Gestão em Saúde

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde, apelidada de PB Saúde, é uma fundação pública com personalidade jurídica de direito privado, criada em fevereiro de 2020, por meio de Decreto Estadual Nº 40.096, que prevê à Fundação autonomias administrativa, financeira, patrimonial e gerencial, com quadro de pessoal próprio e estrutura organizacional.

De acordo com o Estatuto, a PB Saúde tem como finalidade assegurar a defesa do interesse da população na garantia de seu direito à saúde. Sendo de competência da Fundação, apoiar, recrutar e capacitar o pessoal de saúde dos órgãos e entidades públicas e privadas que integrem e participem do SUS;além de desenvolver atividades de pesquisa e inovação em saúde, servindo como campo de prática; fazer parcerias com agências e instituições nacionais e internacionais, que fomentam o desenvolvimento do SUS paraibano, entre outros.

Fonte de informações: https://paraiba.pb.gov.br/noticias/concurso-da-fundacao-pb-saude-reuniu-16-954-candidatos-neste-domingo