Gerido pela Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FSERJ), o Hospital Estadual da Mãe de Mesquita, na Baixada Fluminense, obteve mais uma expressiva conquista. Após 18 meses de avaliações, a unidade foi agraciada com o título “Hospital Amigo da Criança”, que é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde (MS) às unidades que cumprem os dez passos para o sucesso do aleitamento materno instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Esta é a segunda maternidade do estado do Rio de Janeiro a receber a certificação, assegurando a qualidade no atendimento às gestantes e aos seus bebês.

Referência em parto humanizado, o HMãe lidera o ranking de nascimento de crianças no estado, com a taxa de um bebê nascido de parto natural a cada 12 horas. A unidade também faz a diferença nos indicadores de aleitamento materno, já que os bebês e as puérperas têm estímulo de toda a equipe para que a amamentação seja realizada na primeira hora de vida, reforçando as iniciativas em prol do aleitamento materno. De acordo com pesquisa do MS, nascer em hospitais com o título aumenta em 9% a chance de o recém-nascido ser amamentado na primeira hora de vida. Além disso, a oferta apenas de leite materno até o 6º mês de vida em nascidos nesses hospitais foi de 60,2 dias, contra 48,1 em outras unidades.

“O significado da conquista deste título internacional demonstra que a maternidade protege, promove e apoia o alimento mais importante para o recém-nato, que é o leite materno. O HMãe é a unidade que realiza o maior número de partos no Estado do Rio de Janeiro com os melhores indicadores assistenciais. Logo, não poderíamos deixar de ter em nossos pilares no cuidado ao recém-nato a alimentação exclusiva da amamentação, que é um momento único da mãe e do seu bebê, com benefícios imensuráveis”, comemora o diretor da unidade, Rafael Tostes.

O coordenador da área técnica estadual de saúde das Mulheres da SES-RJ, o obstetra Antonio Braga Neto, observa que o empenho da equipe foi fundamental.

“O que foi determinante para a certificação foi o empenho multiprofissional e uma gestão da SES-RJ e da Fundação Saúde para implementar práticas de uma assistência obstétrica humanizada baseada nas melhores evidências clínicas, que promovem o uso de tecnologias que propiciem um parto seguro e respeitoso. Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos e assistentes sociais trabalharam unidos para criar uma atmosfera que pudesse ser promotora do aleitamento materno. Reforçam não apenas o compromisso na promoção de um acompanhamento do parto seguro, que seja respeitoso e humanizado, mas também que os bebezinhos já nasçam com os seus direitos de cidadania garantidos”, disse Braga Neto.

Para ser amigo da criança, o hospital deve também respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Além disso, um dos requisitos para conseguir a certificação é a qualificação de 100% do quadro de colaboradores da unidade. A capacitação, que reúne aulas teóricas e práticas, enfatiza o manejo correto da amamentação, estimulando mudanças nas condutas, conhecimentos e habilidades dos profissionais de saúde no dia a dia.

“A certificação conquistada este ano foi resultado de esforços da nossa equipe multiprofissional, que contribuiu para a redução dos índices de morbimortalidade materna e neonatal. A dedicação de todos os colaboradores em uma sinergia incrível no propósito de ofertar o melhor para a população e em prol do SUS foi fundamental. Quem ganha são as nossas pacientes”, observa Tostes.

Em 2022, o Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (HMulher) também foi agraciado com o selo de qualidade do MS.

Hospital adota linha do parto humanizado

Inaugurado em 2012, o Hospital Estadual da Mãe de Mesquita é referência no atendimento de gestantes do SUS com perfil de baixa e média complexidade na Baixada Fluminense. O hospital é adepto das técnicas de humanização, dentro do conjunto de boas práticas realizadas nas maternidades estaduais, que visam à qualidade no atendimento.

Entre as ações, além da yoga e shantala, estão também os serviços de banho de ofurô para o bebê, Método Canguru e Redes Terapêuticas, que promovem o relaxamento e o bem-estar do recém-nascido, técnicas que também remetem ao ambiente intrauterino. O “polvo terapêutico”, feito de crochê, é colocado dentro da incubadora para que a criança interaja naturalmente com os tentáculos, que se assemelham ao cordão umbilical, promovendo a sensação de segurança e conforto.

Além disso, a unidade conta com o “Espaço Corujinha”, que é uma sala de apoio à amamentação, que acolhe as puérperas, gestantes e acompanhantes para rodas de conversa e palestras, visando à conscientização sobre a importância do ato, além de esclarecimentos sobre os cuidados com o bebê, autocuidado e apoio psicológico. Também é estimulada a coleta para o Banco de Leite do HMãe. Cerca de 400 mães são atendidas mensalmente no espaço.

Hospital Estadual da Mãe de Mesquita

Informações: Comunicação Fundação Saúde.