A Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, marcou presença na 10ª Conferência Estadual de Saúde do Espirito Santo, que aconteceu em Aracruz, entre os dias 24 e 27 de maio. Na ocasião, o diretor de Assistência, Ensino, Pesquisa e Inovação da Fundação, Diego Conte, falou sobre o modelo de gestão da Fundação e destacou as principais ações e projetos desenvolvidos pela iNOVA.
Diego Conte foi um dos convidados da mesa-redonda “Balanço Estadual das Ações em Saúde e o Cumprimento do Plano Estadual de Saúde do Espirito Santo”. O subsecretário de Estado de Atenção à Saúde, Tadeu Marino, e o diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Fabiano Ribeiro, também fizeram parte da mesa.
Para Conte, a Conferência é um espaço essencial para aprimorar e qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do diálogo e da participação popular. “Agradeço a oportunidade de participar deste espaço de controle social, em que foram debatidas questões estruturantes para a saúde pública dos próximos anos. Foi um momento importante de debate sobre a missão e os objetivos da Fundação iNOVA Capixaba, que representa um modelo robusto de gestão em saúde pública proposto pelo Governo do Estado”, destacou.
A transparência da iNOVA Capixaba foi outro tema destacado. De acordo com o diretor, a transparência é um valor basilar do modelo de gestão da fundação. “A iNOVA Capixaba preza pela transparência disponibilizando publicações assistenciais, administrativas, normativas e financeiras no próprio site. É uma iniciativa para prestar contas aos órgãos de controle e à população”, pontuou.
10ª Conferência Estadual de Saúde do Espirito Santo
Realizada pelo Conselho Estadual de Saúde do Espírito Santo (CES/ES), a 10ª Conferência Estadual de Saúde teve início na última quarta-feira (24), com encerramento no sábado (27), e aconteceu em Praia Formosa, Aracruz. O tema da edição deste ano foi: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”.
O evento acontece a cada quatro anos e tem como objetivo reafirmar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS como a universalidade, integralidade e a equidade. A conferência também busca elaborar propostas que atendam às necessidades da saúde do povo capixaba, além de definir diretrizes a serem incorporadas no Plano Estadual de Saúde e no Plano Nacional de Saúde.
Informações: Comunicação iNOVA Capixaba.