A Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba realiza o V Simpósio Capixaba de AVC (Acidente Vascular Cerebral), nos próximos dias 25 e 26 de novembro, no Centro Universitário Espírito-Santense (Faesa), em Vitória. O evento vai reunir profissionais renomados, do Brasil e do exterior, em 13 mesas-redondas para debater a doença, que é a segunda principal causa de morte no Brasil e a que mais causa incapacidade em adultos em todo o mundo.
A edição deste ano do V Simpósio Capixaba de AVC reforça a relevância técnico-científica do evento e a contribuição para o desenvolvimento e a popularização de conhecimentos relacionados ao AVC.
O evento propõe a abordagem do tema sob uma perspectiva multidisciplinar. A programação amplia o debate para além da área médica e abrange outros profissionais da área da saúde. As mesas traduzem esse perfil ao escalar profissionais das áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Fonoaudiologia. Além de trazer a inovação no tratamento do AVC. O simpósio vai apresentar tecnologias de inovação em saúde já utilizadas para a reabilitação dos pacientes pós-AVC, como a Inteligência Artificial (IA).
Na área médica, o simpósio traz profissionais dos estados do Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. O evento também terá a presença de Raul Nogueira, diretor neuroendovascular do Service Marcus Stroke & Neuroscience Center e professor de Neurologia, Neurocirurgia e Radiologia na Emory University School of Medicine, ambos nos Estados Unidos.
A gerente de Ensino, Pesquisa e Inovação da Fundação iNOVA Capixaba, Ana Carolina Ramos, ressaltou a oportunidade de divulgação e intercâmbio de conhecimento sobre AVC para os profissionais capixabas da área de saúde durante o Simpósio. “O Simpósio Capixaba de AVC desempenha um importante papel ao oferecer capacitação a profissionais de diversas áreas da saúde em prevenção, tratamento e reabilitação do AVC. É fundamental salientar ainda a importância do evento para a troca de conhecimento entre as partes, o que possibilita uma visão holística do paciente”, pontuou.
“Todos os anos, mais de 200 mil pessoas morrem por doenças do Aparelho Circulatório, sendo as doenças cerebrovasculares responsáveis por, aproximadamente, 30% dessas mortes. Devido à importância do tema, almejando a atualização sobre o assunto, a produção científica e a troca de experiências, veio a necessidade de promover um espaço dedicado ao AVC. Esta é a quinta edição do evento, contando com especialistas do Brasil inteiro, muitos deles autoridades sobre o assunto, contribuindo para o aperfeiçoamento dos demais”, enfatizou o diretor de Assistência, Ensino, Pesquisa e Inovação, o médico Diego Gomes Conte.
O diretor também lembra da importância do Hospital Estadual Central, gerenciado pela Fundação iNOVA Capixaba, e que tem um lugar de destaque entre os hospitais especializados em doenças cerebrovasculares no Brasil, que também viabilizará a realização do Simpósio. “O objetivo macro deste simpósio é a promoção de saúde. Sendo assim, a Fundação iNOVA Capixaba, por meio do HEC, tem imensa satisfação em viabilizar a realização do V Simpósio Capixaba de AVC, que beneficiará milhares de capixabas, com o aperfeiçoamento técnico dos nossos profissionais de saúde”, ressaltou Conte.
As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Profissionais da saúde e estudantes podem garantir suas participações através do site da Fundação.
Informações: Comunicação iNOVA Capixaba