A Fundação Estatal Saúde da Família – FESF-SUS, instituição baiana associada à ANFES, firmou cooperação técnica com o ICEPI – Instituto Capixaba de Ensino Pesquisa e Inovação em Saúde, para realizar matriciamento técnico-pedagógico na implantação do Apoio Institucional enquanto método de Gestão em Saúde. E como desdobramento dessa cooperação FESF-SUS/ICEPI, aconteceu entre os dias 16 a 18 de março, através das gestoras da FESF do Apoio Institucional e o Telessaúde, uma oficina técnica pedagógica para os profissionais que irão atuar no Apoio Institucional no Espírito Santo, com o intuito de demonstrar como o Estado da Bahia faz Apoio aos seus municípios e inspirar os trabalhadores do estado Capixaba.

A atividade promoveu um compartilhamento de saberes, práticas, técnicas sobre Apoio Institucional, ofertada aos profissionais que irão atuar no Apoio Institucional do Espírito Santo, com o apoio das idealizadoras e facilitadoras, Daiana Alves, que atua a frente do Telessaúde e Kally Soares, que realiza a gestão do Apoio Institucional pela FESF-SUS. Dentre os participantes da atividade Apoiadores Institucionais, Supervisores do Apoio Institucionais, e Articuladores Centrais da SESA.

O apoio institucional é uma metodologia de Gestão que induz a produção de Saúde em um modelo de Atenção pautado na democracia institucional, na Vigilância à Saúde, na produção do Cuidado integral, e na Promoção da Equidade, com a finalidade de ampliar acesso aos serviços de saúde, qualificar a APS, fortalecer a RAVS -Redes de Atenção e Vigilância à Saúde, e viabilizar a consecução do Direito à Saúde.

Informações: Comunicação FESF-SUS