O município de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), em parceria com a Secretaria Municipal das Culturas, lançou nesta semana o Edital Saúde e Cultura.

A chamada pública visa selecionar 70 propostas culturais, de diversas expressões artísticas, que dialoguem com temáticas de saúde, e tem como objetivo estimular iniciativas culturais que englobem o alerta, a conscientização e o acesso a informações para melhoria da qualidade de vida e a promoção de hábitos saudáveis para a população municipal.

De acordo com o prefeito de Niterói, Axel Grael, “as políticas públicas são melhores quando são transversais e quando diferentes setores trabalham juntos. Precisamos fazer com que as pessoas se sintam incluídas no processo de produção cultural e essa proposta integra vários segmentos. É como uma orquestra em que cada setor toca um instrumento diferente para trazer o resultado que precisamos para a cidade. Quero agradecer a cada um que participou da elaboração dessa política inovadora e que ela sirva de exemplo para que a gente consiga cada vez mais construir essas propostas que integrem vários segmentos da nossa sociedade e da administração pública”.

Para a diretora-geral da FeSaúde, Anamaria Schneider, a dedicação de sua equipe técnica no apoio e construção do edital, e a importância dos projetos na articulação intersetorial é digno de destaque. “O edital de Saúde e Cultura tem a relevância do tempo de sua construção. Foi mais de um ano de articulação e debate para construção de um processo capaz de produzir acesso, inovação e reinvenção dos modos de cuidar, produção de arte e cultura a favor das necessidades sociais. Esta interface, já mais habitual no âmbito da Saúde Mental, tem a oportunidade de, por meio deste edital, compor criativamente com as estratégias de educação popular na aproximação de saber e sobretudo na autogestão dos usuários sobre seu processo de saúde e doença”, pontuou a diretora.

As propostas devem se enquadrar em dois eixos principais: Prevenção e Promoção da Saúde, e Saúde Mental. Dentro deles, é possível inscrever projetos de produção cênica em áreas públicas; intervenções urbanas de graffiti, rodas de rima e projetos com formato livre. As inscrições serão abertas às 10h do dia 30 de setembro e vão até às 18h, no dia 14 de novembro, de forma online.

Para maiores informações acesse o edital em: culturaeumdireito.niteroi.rj.gov.br.

Informações: Comunicação FeSaúde.