A Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde (ANFES) vem, por meio desta nota, expressar seu reconhecimento à Nísia Trindade, que deixou na tarde da última terça-feira, 26/02, o cargo de Ministra Nacional da Saúde, e dar as boas-vindas ao novo Ministro Alexandre Padilha.
Durante sua gestão, Nísia Trindade foi uma figura fundamental na reconstrução e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), demonstrando firmeza no enfrentamento dos desafios e promovendo avanços significativos na saúde pública brasileira.
Entre as conquistas de sua gestão, destacamos a retomada de programas que beneficiam milhões de brasileiros, como o Mais Médicos e o Farmácia Popular; O aumento da cobertura vacinal; A inclusão da telessaúde no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); E o anúncio da produção de uma vacina nacional contra dengue, um importante marco para a saúde pública brasileira.
Com a saída de Nízia, quem assume a pasta é Alexandre Padilha. O Ministro Padilha, que já ocupou este cargo anteriormente, traz consigo uma vasta experiência e um histórico de defesa das Fundações Estatais de Saúde.
Padilha é médico por formação e foi o responsável pela implementação das principais marcas de Dilma na saúde: o programa Mais Médicos e a ampliação dos atendimentos da Farmácia Popular. Ele se tornou deputado federal por São Paulo em 2019, cargo para o qual foi reeleito em 2022, mas se licenciou para se tornar o ministro das Relações Institucionais do governo Lula, em 2023.
A ANFES faz votos de que a gestão do Ministro Padilha seja marcada por uma continuidade nos esforços para fortalecer o SUS, as FES e promoção da pesquisa, desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras para a saúde pública brasileira.
