Gerido pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), o Hospital Regional de Guarabira (HRG) lançou na última segunda-feira (27), o projeto “Escuta Coletiva Humanizada”, que visa promover a saúde emocional e o bem-estar dos colaboradores da unidade, gerando um impacto direto na qualidade do atendimento aos pacientes e acompanhantes. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre o setor de Psicologia, a Coordenação Multidisciplinar e o setor de Humanização, e será implementada de forma contínua, e começou pelo setor administrativo.
Com a supervisão de Évio Lucena, coordenador de Psicologia do HRG, o projeto tem como objetivo melhorar a qualidade dos atendimentos, priorizando a humanização, o acolhimento e dando voz aos colaboradores. “Os principais benefícios do projeto são a melhoria constante na qualidade dos atendimentos aos usuários e acompanhantes, promovendo um ambiente mais saudável e equilibrado. O foco é trabalhar com os colaboradores, dando a eles o suporte necessário para que possam, por sua vez, oferecer um atendimento ainda mais humanizado aos pacientes”, explicou Évio.
A dinâmica do projeto começa com a escuta psicológica individual de cada colaborador, com o intuito de identificar possíveis sofrimentos emocionais ou inconsistências no ambiente de trabalho. Após a escuta individual, será realizada uma escuta coletiva para tratar das questões observadas, promovendo a boa comunicação e o equilíbrio emocional dentro do setor. Segundo Évio, o projeto será implementado gradualmente em todos os setores do hospital, com o foco inicial no setor administrativo. “A ideia surgiu a partir de uma demanda específica identificada pela ouvidoria, que nos acionou para implementar o projeto. A escuta individual será feita com todos os colaboradores, e a escuta coletiva ocorrerá para trabalhar as questões identificadas, promovendo um equilíbrio emocional no ambiente de trabalho”, comentou.
Rosicler Pinheiro, diretora geral do Hospital Regional de Guarabira, destacou a importância do projeto para a melhoria do ambiente de trabalho. “Este projeto não só melhora o atendimento aos pacientes, mas também cuida de quem trabalha aqui, garantindo um ambiente mais acolhedor e equilibrado. A escuta dos colaboradores é fundamental para que possamos continuar oferecendo um atendimento de excelência para a população”, afirmou Rosicler.
O projeto será realizado, inicialmente, duas vezes por mês, com horários a serem definidos conforme a dinâmica do atendimento. O objetivo é proporcionar um acompanhamento contínuo aos colaboradores, garantindo que todos sejam ouvidos e suas necessidades emocionais atendidas. Lançado com o intuito de transformar a qualidade do ambiente de trabalho e a assistência prestada, o “Escuta Coletiva Humanizada” reafirma o compromisso do Hospital Regional de Guarabira com a qualidade e a humanização no atendimento à saúde, promovendo um espaço mais acolhedor tanto para os colaboradores quanto para os pacientes.

Fonte: Comunicação PB Saúde