A Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), instituição com experiência acumulada em gestão, cuidado e condução de processos de formação e educação permanente em saúde, encerra amanhã, 18/01, as inscrições do processo seletivo para os programas de Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade e Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Ambos os programas são para o período letivo 2024-2026 e caracterizam-se como uma Pós-Graduação Lato Sensu que visam contribuir para a reorientação do modelo assistencial a partir da atenção básica, norteados pelos princípios do Sistema Único de Saúde e da Estratégia da Saúde da Família. 

De acordo com a FESF, os profissionais residentes serão expostos a uma vivência prática e cotidiana nos serviços de saúde, com suporte pedagógico. Visto que as situações concretas do trabalho são os principais dispositivos para a produção do processo de aprendizagem.  A partir dessas vivências e apoiados por preceptores e tutores, acontecem espaços pedagógicos, que possibilitam a reflexão sobre a prática e o desenvolvimento de competências.

Além desses espaços, também é utilizado um amplo repertório de estratégias, com metodologias ativas de ensino e aprendizagem que mobilizam afetos, habilidades e saberes de cada um e a busca crítica de novas informações que, na interação colaborativa com outros residentes, contribuem para a maior integração entre os saberes e práticas multidisciplinares. Todo esse processo colabora para a construção de modelos de cuidado e de gestão que tenham como centro o usuário/cidadão e um modelo pedagógico que coloque o residente/educando no centro do processo de ensino/aprendizagem.

Os editais podem ser acessados no seguinte endereço eletrônico: fundacaocefetbahia.org.br/fesfsus/2024/residencia/fesfsus.asp