Na última quinta-feira (29/05), a Fundação Estatal Saúde da Família (FESF) recebeu a visita do secretário adjunto da Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Herbert Barros. A visita teve como foco o interesse do Governo Federal em modelos organizacionais inovadores. Na ocasião, o secretário foi recepcionado pelos diretores da FESF, que apresentaram as instalações da Fundação, os principais projetos e as práticas que vêm sendo desenvolvidas no campo da gestão da saúde.
A FESF, por ser uma fundação estatal de direito privado com atuação consolidada na Bahia, tem se destacado como uma referência no setor. “Estou aqui pelo interesse da área de modelos organizacionais. Estamos estudando o modelo das fundações estatais de direito privado para buscar um aperfeiçoamento normativo que conceda mais agilidade, permita que as fundações atuem com ainda mais eficiência”, afirmou Herbert Barros. Durante o encontro, o secretário destacou o impacto positivo da FESF na vida da população, elogiando não apenas a estrutura de gestão administrativa, mas também o alcance social das ações desenvolvidas.
“O que eu conheci aqui na FESF já é algo que nos empolga e nos emociona, inclusive em relação à gestão administrativa, mas também à forma como vocês alcançam a população diretamente por meio das policlínicas, maternidades e dos demais serviços que são prestados”, completou. Entre os projetos que chamaram a atenção do secretário, estão o Projeto Primeiro Emprego e a iniciativa Julho das Pretas, evento voltado ao fortalecimento da equidade racial e de gênero na saúde pública. As boas práticas compartilhadas pela Fundação devem, segundo o secretário, inspirar outras experiências no país. “Temos muitas boas práticas aqui que certamente podem ser compartilhadas com outras instituições e fazermos juntos o Brasil avançar”, concluiu.
Para Lizandra Amim, diretora-geral da FESF, a visita reforça o reconhecimento da FESF como uma instituição comprometida com a inovação na gestão pública. “O encontro também foi uma oportunidade de troca e alinhamento com as diretrizes nacionais de modernização do Estado, além de um momento simbólico que celebra o trabalho de milhares de profissionais dedicados à saúde da população baiana”, afirmou.
Informações e imagens: Comunicação FESF