Na manhã desta sexta-feira, 08 de novembro, a ANFES realizou uma importante reunião geral de alinhamento com seus diretores e membros das câmaras técnicas temáticas. O encontro teve como principal objetivo reativar e impulsionar as atividades dessas CTs, que desempenham um papel fundamental na discussão e proposição de soluções para os desafios enfrentados pelas Fundações Estatais de Saúde de todo o Brasil.
A retomada das atividades das câmaras técnicas temáticas representa o esforço na construção de ações sólidas e duradouras visando maior segurança e eficácia do modelo de gestão.
Brenda Souza, vice-presidente da Associação e secretária geral da FEAS, fez questão de reforçar a importância das CTs para a continuidade das ações da ANFES. “O primeiro encontro dos membros das Câmaras Técnicas da ANFES é fundamental para assegurar a estabilidade da associação, especialmente em ocasiões de possíveis mudanças na diretoria. As CTs, compostas por membros efetivos das fundações, desempenham um papel crucial na continuidade dos objetivos e atividades que a ANFES vem promovendo há 11 anos”.
Para Alisson Souza, tesoureiro da ANFES e diretor de gestão de serviços da FESF-SUS, “as câmaras técnicas são um importantes instrumento para a uniformização de nossas ações. As Fundações Estatais precisam estar na vanguarda sendo o modelo de inovação no serviço público, e essa troca de experiências que as CTs possibilitam é fundamental neste processo”.
O diretor geral da iNOVA Capixaba e 2 tesoureiro da Associação, Rafael Amorim, reforçou a importância das discussões nas câmaras técnicas para o fortalecimento do modelo de gestão. “É uma enorme alegria participar deste momento e acredito que todos nós temos muito a ganhar com essa troca de experiências. Espero que possamos nos organizar para que esses espaços sejam bastante produtivos, sempre com o objetivo de buscar maior qualidade e eficácia na prestação dos nossos serviços”.
Para o assessor executivo da PB Saúde e membro do conselho fiscal da ANFES, Nivaldo Izidro Junior “nós, da PB Saúde, ficamos muito felizes em estar presente nessa reunião que marca nossa volta à Associação. Reconhecemos o valor desse colegiado e entendemos que esse é um espaço que pode nos ajudar a solucionar problemas, uniformizar ações e criar soluções e alternativas para fortalecer nossa atuação”.
O diretor geral da FeSaúde, Pedro Lima, e a diretora financeira da FEMAR, Telma Lemos, ambos membros do conselho fiscal da ANFES, também estiveram presentes na reunião e reforçaram a importância da união do corpo técnico das fundações por meio das Câmaras Temáticas para o aprofundamento das discussões e a busca de soluções para os desafios enfrentados pelas Fundações Estatais de Saúde.
Como encaminhamento, o secretário executivo da ANFES e diretor-presidente da FUNEAS, Geraldo Biesek, assumiu a função de agendar e conduzir a primeira reunião com cada câmara técnica com o objetivo de definir seus coordenadores e uma agenda inicial das atividades. Para ele, “é preciso assumir uma maior presença, tanto junto as nossas associadas quanto próximo aos órgãos decisórios. É papel da ANFES provocar discussões sobre temas de importância para as FES, e nesse sentido as câmaras técnicas exercem um papel fundamental”.
Para João Henrique Marques, presidente da ANFES e diretor de planejamento e gestão da FSERJ, “fico muito feliz em ver uma presença tão maciça de membros das equipes técnicas das Fundações participando das nossas câmaras temáticas. Essa composição trará muito mais segurança na construção de materiais e permitirá a perpetuação das nossas ações, pois o corpo técnico das FES garantirá o legado, proporcionando a qualidade da assistência do SUS à população. Dou as boas vindas a todos e desejo muito sucesso nessa jornada, tenho certeza que em breve estaremos colhendo bons frutos”.
Câmaras Técnicas: Um espaço para a troca de conhecimento
Atualmente a ANFES possui seis câmaras técnicas dedicadas a temas estratégicos para o setor: Jurídico, Gestão, Educação e Trabalho, Tecnologia, Compliance e Comunicação. Esses espaços proporcionam um fórum para a discussão de ideias, o compartilhamento de boas práticas e a construção de soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas Fundações Estatais de todo o país.