Curitiba é a única cidade do país a oferecer a técnica de enucleação a laser da próstata para tratamento da Hiperplasia Benigna Prostática (HPB) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As cirurgias foram viabilizadas a partir de uma parceria da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), em regime de comodato, com a empresa Handle, representante da indústria italiana Quanta, fabricante do equipamento.

A cirurgia a laser é minimamente invasiva, com maior segurança para o paciente e menor sangramento. Essa técnica inovadora também diminui os riscos pós-operatórios, com redução do tempo de cateterismo vesical (sonda) e de internamento.

A técnica chegou ao SUS de Curitiba por meio do Brazilian Enucleation Meeting (BEM), evento que começou sua quarta edição na última sexta-feira (20/10), no Hospital Municipal do Idoso, onde as cirurgias são realizadas.

“Aqui temos o conceito de Saúde 4.1: inovação voltada ao bem do cidadão”, disse, na abertura do evento, a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Os idealizadores do BEM, realizado desde 2020, são os urologistas Thiago Hota, Daniel Moser e Marcelo Wroclawzki. Em 2022, depois de capacitados no evento, médicos do Hospital Municipal do Idoso começaram a realizar as cirurgias. Hoje, já são 340 usuários do SUS beneficiados pela técnica inovadora. 

Informações: Prefeitura Municipal de Curitiba.