Com o tema: “Transformação Digital em Hospitais Públicos”, o 2º Simpósio de Inovação e Gestão na Saúde contará com a participação de palestrantes renomados que irão debater o uso de inteligência artificial em diagnósticos, telesaúde gratuita e experiências exitosas na aplicação da tecnologia. A pneumologista e pesquisadora sênior da Fiocruz, Margareth Dalcomo, é um dos nomes confirmados.
A Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNOVA Capixaba, realiza a segunda edição do Simpósio de Inovação e Gestão na Saúde (SIGS). O evento será realizado nos dias 06 e 07 de junho, no Auditório do Sebrae, em Vitória – ES. As inscrições para participação presencial estão esgotadas, mas ainda é possível se cadastrar para a transmissão ao vivo com certificado de participação. Para garantir o certificado de participação é obrigatória a inscrição no site e-inscricao.com/inova/2sigs até a quarta-feira (5).
A edição do SIGS 2023 proporcionou uma profunda exploração de projetos e experiências inovadoras para aprimorar a gestão da saúde pública em todo o Brasil. Para este ano, o evento dará continuidade às discussões e vai explorar novas ideias.
O futuro do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil está entre as pautas das mesas-redondas. Serão abordados o avanço das Tecnologias 4.0, com o uso da Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA), tecnologias que prometem transformar a saúde pública, tornando-a mais acessível, eficiente e personalizada. Além disso, o encontro já conta com a presença confirmada da pneumologista e pesquisadora sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Margareth Dalcolmo, que fará uma reflexão sobre o tema “O horizonte que se revela: Ciência, Ensino e Humanidades”.
A telessaúde no Brasil, regulamentada pelo Ministério da Saúde, visa ampliar o acesso à saúde em áreas remotas, com o avanço da implementação das Unidades Básicas de Saúde Digitais (UBS Digital). A estratégia inclui telediagnóstico, teleconsultoria e teleconsulta, seguindo normas da ANVISA e da ANS, e faz parte da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil, com investimentos superiores a R$ 14,8 milhões.
Já a Internet das Coisas (IoT), instituída pelo Decreto nº 9.854, do Governo Federal, de 25 de junho de 2019, é um plano que visa desenvolver a IoT no Brasil, promovendo a livre concorrência e circulação de dados, respeitando a segurança da informação e proteção de dados pessoais. A IoT integra dispositivos com tecnologias de informação e comunicação, permitindo a coleta e compartilhamento de dados, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e eficiência dos serviços em diversos setores como saúde, transporte e agricultura.
Estes e outros temas estão comtemplados na programação do simpósio, distribuídos em sete mesas-redondas.
Entre as presenças ilustres confirmadas estão os secretários estaduais de Saúde Miguel Duarte Neto (ES), Rasivel dos Reis Santos Junior (GO), Cecília Basso (RR), Fábio Baccheretti Vitor (MG) e Claudia Maria Braga de Mello (RJ). Também, o ex-Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes; a representante da Organização PanAmericana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), Socorro Gross Galiano; o coordenador Nacional da Rede Universitária de Telemedicina, Luiz Ary Messina; o coordenador geral de Disseminação e Integração de Dados e Informações do Ministério da Saúde, Tiago Bahia Fontana; e o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e conselheiro do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Jurandir Frutuoso.
Sobre o SIGS
O Simpósio de Inovação e Gestão na Saúde (SIGS) é um evento que reúne profissionais de saúde, pesquisadores, gestores e demais interessados para discutir e compartilhar ideias inovadoras para aprimorar a gestão da saúde pública no Espírito Santo e em todo o Brasil.
Informações: Comunicação iNOVA Capixaba