Iniciou-se nesta segunda-feira, 14/02, as inscrições para o 6º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva. O evento, que acontecerá entre 14 a 16 de julho, em formato virtual, também contemplará a 8a Mostra Paranaense de Pesquisas e de Relatos de Experiências em Saúde e o 7º Prêmio Inova Saúde Paraná.

O Congresso que se realizará em 2022, ano em que o INESCO comemora 35 anos de existência, terá como tema central “SAÚDE, CIÊNCIA E DEMOCRACIA”. E tem como principal objetivo contribuir para a expansão e qualificação da saúde no Paraná e em outras regiões do país, propiciando oportunidades para os participantes aprofundarem seus conhecimentos, aprimorarem competências e discutirem temas prioritários de saúde.

De acordo com os organizadores, o evento deve ser entendido como um momento apropriado para o debate, o diálogo, a troca de experiências entre os diversos serviços e categorias profissionais da área da saúde por meio de conferências, painéis, minicursos e mostra de trabalhos. Além da apresentação de relatos de experiências, de discussão sobre o andamento ou os resultados de projetos de pesquisa, de ensino, de extensão, de TCCs, de projetos aplicativos ou de intervenção realizados durante cursos de graduação e de pós-graduação.

Além disso, o 6º Congresso Paranaense de Saúde Pública/Coletiva também tem como objetivo contribuir para a inovação na saúde por meio do estímulo à produção e disseminação do conhecimento em saúde com a apresentação dos resultados (parciais ou finais) de pesquisas em desenvolvimento e realizadas, e que podem concorrer ao 7º Prêmio Inova Saúde Paraná.

O evento está sendo planejado para receber aproximadamente 800 participantes. Dentre eles: professores, pesquisadores, estudantes e dirigentes dos cursos de graduação e de pós-graduação em saúde e áreas afins, especialmente das áreas de saúde pública e saúde coletiva; profissionais e dirigentes que atuam nos diversos serviços e instâncias das Secretarias Municipais e Estadual de Saúde; profissionais e dirigentes de serviços de saúde de instituições federais que atuam no Paraná; profissionais e dirigentes que trabalham nos Consórcios de Saúde e nos Consórcios Intermunicipais de Saúde; profissionais e dirigentes dos serviços de saúde mantidos por entidades do Terceiro Setor; profissionais e dirigentes dos hospitais filantrópicos e privados; conselheiros de saúde, líderes e dirigentes de entidades e movimentos comunitários de saúde; e gestores e profissionais de fundações estatais de saúde de todo o país.

MODALIDADES DE ATIVIDADES

O evento terá três modalidades de atividades, todas realizadas em formato remoto. Contudo, entre 10 e 15 de abril de 2022, faltando 90 dias para o evento, será feita uma avaliação pela comissão organizadora das condições epidemiológicas, sanitárias e da situação financeira do evento. Dependendo dessa avaliação e da disposição de convidados e inscritos, algumas atividades poderão ser desenvolvidas também presencialmente em Londrina e/ou em Curitiba.

A primeira modalidade será constituída pelos debates sobre os temas de saúde pública/coletiva mais relevantes da atualidade e ocorrerão por meio de Conferências, Painéis e Simpósios Temáticos.

A segunda modalidade de atividades, voltada à disseminação científica, será constituída pela apresentação e discussão dos trabalhos submetidos que tenham sido avaliados e aprovados pela Comissão Científica da 8ª Mostra e pela Comissão Julgadora do 7º Prêmio. O período de submissão de trabalhos (pesquisas e relatos de experiências) será de 14 de fevereiro a 14 de junho, exclusivamente via internet. Os resultados serão informados aos autores no prazo de uma semana após o fechamento das submissões. Esses trabalhos serão expostos em formato pôster, durante os 3 dias do evento, em sessão contínua via plataforma.

A terceira modalidade de atividades será voltada à capacitação profissional por meio de 21 Minicursos, com duração de 3 horas e com máximo de 100 vagas/cada e que serão realizados em 3 blocos, nos períodos vespertinos dos três dias do evento.


As inscrições para participar do evento, bem como demais informações, poderão ser acessadas através do endereço eletrônico: www.congressosaudepublica.org.br.