O Tribunal de Contas da União – TCU, em mapeamento realizado para avaliação do desempenho das unidades hospitalares públicas do Sistema Único de Saúde, constatou o aumento de eficiência quando se trata de unidades hospitalares de maior porte, gerida pela administração indireta e localizada em esfera estadual.
n
O trabalho avaliou a eficiência dessas unidades a partir de dados objetivos de insumos, como número de leitos e quantitativo de pessoal alocado, e de resultados, como quantidades de procedimentos ambulatoriais e de internações. De acordo com a pesquisa cada unidade hospitalar seria mais eficiente de acordo com o confronto entre os serviços prestados e os insumos necessários para tanto.
n
Além dos insumos e resultados, a auditoria comparou as unidades hospitalares de acordo com a região do País, o vínculo com a administração pública (direto ou indireto) e a esfera federativa (municipal, estadual ou federal).
n
Levando em consideração os resultados apontados o TCU desenvolveu minuta de referencial básico de auditoria de eficiência das unidades hospitalares para fundamentar a escolha dos critérios para a realização de futuras auditorias de avaliação de desempenho dos hospitais, que é importante para as fundações estatais de saúde que fazem gestão hospitalar.
n
Confira a matéria complementa do site do TCU