A Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde – ANFES, divulga relatório de estudo sobre gestão de custos das Fundações Estatais de Saúde no Brasil. A pesquisa foi realizada durante o ano de 2021, e foi comandada pelo especialista em atenção à saúde e gestão de políticas públicas, Florentino Leônidas.

O Estudo buscou analisar os principais centros de custos para implantação e funcionamento das FES no país. Usando, para isso, dados disponibilizados pelas fundações associadas á ANFES, além de informações sobre as principais transferências de recursos vindo do Ministério da Saúde.

O relatório do estudo foi preparado pelo advogado e assessor jurídico da Associação, Thiago Campos, que conclui que os dados obtidos com a pesquisa apresentam vantagens ao modelo de gestão das fundações estatais. Contudo, o relatório também aponta para algumas observações que devem ser consideradas, a exemplo: da necessidade de aprimoramento da accountability através das estratégias de prestação de contas para a sociedade e da ampliação da responsabilidade; da ausência de dados abertos e transparência nas fundações; e da necessidade de melhorias no sistemas de gestão de custos.

Para o presidente da ANFES, João Henrique Marque, “a Associação tem como função fomentar e incentivar o conhecimento e as trocas de experiências que tenham como objetivo fortalecer e aprimorar o modelo de gestão das Fundações Estatais de Saúde em todo o país. Com a divulgação deste relatório buscamos reativar o debate da economicidade e qualificação dos serviços de saúde pública no modelo de gestão das FES.”

Confira aqui a cópia do relatório de estudos sobre gestão de custos das FES: 

Relatório de Gestão de Custos - ANFES (1)

Aqui você também poderá conferir a apresentação do estudo realizado:

Apresentação - Estudo de Custos das Fundações Estatais de Saúde