A ANFES esteve reunida com membros da Diretoria Executiva da Fundação Estatal de Saúde de Maricá – FEMAR, para apresentação de suas principais ações em defesa do modelo de gestão das Fundações Estatais de Saúde. O encontro foi viabilizado após convite da Associação para que a Fundação pudesse conhecer de perto as atividades realizadas pela ANFES no tocante ao fortalecimento das FES de todo o país.
Durante o encontro também foi discutida a possibilidade de contribuição da FEMAR nas pautas de interesse das Fundações. Participaram da reunião o diretor geral da Fundação, Marcelo Rosa Fernandes; a diretora financeira da FEMAR, Telma Regina Lemos Ferreira; a gerente de captação de recursos, Claudia Maria do Amaral; e o controlador interno e compliance, Gabriel Bueno Siqueira.
Após a agenda, os representantes da FEMAR foram convidados a participar como ouvintes da reunião da Diretoria Executiva da ANFES, quando, na ocasião, solicitaram a possibilidade de fazerem parte da Associação. Diante da demonstração de interesse, a Diretoria Executiva propôs a inclusão da pauta na próxima reunião extraordinária da ANFES.
Segundo o diretor geral da FEMAR, Marcelo Rosa Fernandes, ele acredita que a ANFES é um instrumento eficaz de articulação e construção da política nacional de saúde pública, enfatizando o modelo como alternativa frente aos desafios das gestões. “ A Associação cumpre um papel estratégico no fomento, nascimento, acompanhamento e integração entre o conjunto de avanços que surgem das experiências de implementação do modelo, contribuindo para que ele se consolide e, que com unidade, todos os entraves ainda existentes possam ser superados”.
“A ANFES tem se constituído como ponto focal de experiência e vanguarda de todos os entes federados que buscam no modelo referência e auxílio em sua constituição. Ficamos bem felizes com nossa reunião e em perceber que outras experiências têm sido exitosas, comungando dos mesmos anseios e dramas que nós também vivenciamos no dia dia de quem vive a política do SUS. Saímos desse encontro com ares de otimismo de que o modelo aponta para uma forma mais eficaz de sucesso na implementação da política de saúde”, concluiu Marcelo Rosa.
Para João Henrique Marques, “A ANFES tem feito uma grande defesa do modelo de gestão, e é muito gratificante ver Fundações de todo o país reconhecendo a nossa luta e buscando unir-se a ela. Ainda não colocamos em pauta a solicitação da FEMAR, mas não tenho dúvidas que ela será muito bem-vinda à nossa Associação”.