No último dia 23 de julho (segunda-feira), estiveram em Brasília, o presidente da ANFES, Alisson Sousa e a diretora-financeira, Joelma Shumacher, para cumprir agenda institucional junto ao Ministério da Saúde.

n

 

n

Logo pela manhã, os membros da diretoria da ANFES reuniram-se com o Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, Adeilson Loureiro Cavalcante, para apresentar o Estudo de Vantajosidade na Gestão de Unidades de Pronto Atendimento (UPA), dialogando sobre as vantagens financeiras e sociais para a gestão da rede pública vinculada ao SUS.

n

“Nesse estudo preliminar, cumprimos o objetivo de apresentar vantagens socioeconômicas que comprovam a eficiência e eficácia das Fundações Estatais de Saúde na gestão das políticas públicas de saúde, em contraposição a praticada pelas OSS”, destacou o presidente da ANFES, Alisson Sousa.

n

Na parte da tarde, a representação da ANFES, foi recebida pelo Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, onde o presidente e a diretora-financeira da ANFES fizeram uma ampla exposição sobre o modelo jurídico e o papel desempenhado pelas Fundações Estatais de Saúde, citando experiências espalhadas pelo país.

n

A audiência foi acompanhada pelo Vice-Governador da Bahia, João Leão, que declarou apoio à proposta de avaliação sobre os prestadores de serviços SUS com a entrega de uma Certificação de Qualidade e solicitou ao Ministro a cooperação necessária para fortalecer a parceria entre as Fundações e o SUS.

n

Ainda durante a audiência com o Ministro da Saúde, a diretoria da ANFES representada, apresentou uma extensa pauta: o Estudo de Vantajosidade (Fundações X OSS); Implantação do Mestrado Profissional em Gestão de Fundações Estatais de Saúde; o apoio político e institucional, junto ao Congresso Nacional, para aprovação do PLP 92/2007 (Projeto de Lei Complementar); aporte de recursos financeiros para Projetos Estruturantes Inovadores na área de Saúde Pública; a criação de uma Certificação de Qualidade pelo Ministério da Saúde em parceria com outras entidades, para instituições que prestam serviços na rede SUS.

n

O ministro Gilberto Occhi, comprometeu-se a encaminhar as demandas para os setores responsáveis do Ministério da Saúde e a manter o diálogo com a ANFES, inclusive no sentido de ampliar os estudos de vantajosidade em nível nacional, para que sirvam de instrumentos de avaliação e possibilitem a qualificação no atendimento aos cidadãos e cidadãs que utilizam o SUS.

n

 

n

Uedson Lima | Secretário Executivo ANFES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos HTML:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>