A Associação Nacional das Fundações Estatais de Saúde – ANFES, parabeniza o Sistema Único de Saúde  pelos 30 anos de existência, celebrado no último sábado (19). Três décadas consolidando o direito universal  à saúde. Nesses 30 anos, o SUS mostrou que é sinônimo de inclusão, igualdade, eficiência, geração de emprego, oportunidade, pesquisa, dentre outros.

n

Em 19 de setembro de 1990 foi promulgada a Lei 8.080, regulamentando o SUS no país, entretanto o sistema nasceu ainda em 1988, com a Constituição Federal. Durante esses anos o Sistema Único de Saúde foi se transformando, ampliando e alcançando conquistas inimagináveis. Da vacina ao transplante; do curativo ao SAMU; do medicamento básico ao especializado, e até mesmo no cuidado com nossa segurança alimentar, hoje toda a população brasileira é beneficiada de alguma forma pelas ações do SUS.

n

O SUS é o único sistema de saúde pública do mundo que atende a todos os cidadãos brasileiros de forma universa, sendo que 80{18164dddd7f14d3f19d670738dc52dd1205795808e153416b8b7286470f25681} delas dependem, exclusivamente, do Sistema para qualquer tipo de atendimento à saúde. E, neste momento em que o mundo vive uma pandemia, o SUS vem desempenhando um papel de extrema importância no enfrentamento ao novo coronavírus, prestando um serviço de excelência em todos os cantos do país e tornando-se protagonista na elaboração de inovações tecnológicas que busquem, cada vez mais, a melhoria da saúde pública no Brasil.

n

Para o presidente da ANFES, Alisson Sousa, ” o SUS é o maior e melhor plano de saúde do mundo, e não podemos deixar de destacar a importância das fundações estatais de saúde, como instituições do SUS, na gestão dos serviços públicos de saúde. Parabéns à todos aqueles que trabalham, incansavelmente, dia e noite, pelo fortalecimento do nosso Sistema Único de Saúde. Vida longa ao SUS!”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>