O Presidente da ANFES, João Henrique Marques, acompanhado da consultora jurídica da Associação, Janaína Cerqueira, estiveram na tarde desta quinta-feira, 30/03, presentes na cerimônia de Implantação do Comitê Técnico de Saúde do Instituto Rui Barbosa e posse dos seus integrantes.

O Comitê será presidido pelo Conselheiro Sebastião Helvecio Ramos de Castro, que também preside o Comitê Técnico de Gestão da Informação e do Conhecimento, e é o atual Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB.

O evento aconteceu na sede do Instituto Rui Barbosa, em Brasília, e contou com a palestra do Secretário Nacional de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Dr Helvécio Magalhães Júnior, que tratou sobre o tema: Perspectivas da atenção especializada da saúde.

Na ocasião, os representantes da ANFES reforçaram uma agenda para diálogos institucionais junto ao Presidente do IRB, Edilberto Carlos Pontes Lima, com o objetivo de discutir o marco legal das Fundações Estatais de Saúde, além de ações voltadas para a capacitação dos gestores com metas para garantia e ampliação da assistência na saúde coletiva.

Para João Marques, é uma honra participar de um momento histórico como esse de implantação do Comitê Técnico de Saúde do Instituto Rui Barbosa. “Me alegra ver grandes instituições, como é o caso do IRB, dedicando esforços ao debate e construção da saúde coletiva. A ANFES se coloca à disposição no que for preciso em prol da saúde pública no Brasil”.

“A implementação do Comitê Técnico de Saúde representa os esforços que o IRB vem empreendendo no sentido de fomentar no Sistema Tribunais de Contas brasileiro o exercício do controle externo funcional. E, em relação à temática do Comitê, ficou evidenciado durante a recente pandemia vivenciada no mundo, a importância dos sistemas públicos de saúde”, destacou o Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes.

O Conselheiro Sebastião Helvecio, em sua fala, agradeceu a oportunidade de presidir o Comitê recém-implementado, destacando a representatividade de todos os Tribunais de Contas na composição do grupo.

Confira abaixo fotos do evento: