A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), completou nesta quarta-feira, 29/03, 11 anos de existência. Em comemoração a essa importante data, ela ampliou ainda mais a oferta de serviços e o número de funcionários no Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba.

Órgão da administração indireta da Prefeitura de Curitiba, a fundação segue as diretrizes e estratégias definidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em todas as áreas do SUS (da atenção primária à hospitalar).

A Feas foi criada para gerenciar, inicialmente, o Hospital Municipal do Idoso, no Pinheirinho, e o programa de atendimento domiciliar Saúde em Casa, ambos criados em 2012, e atualmente é a responsável pela gestão de 28 unidades.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, a Feas exerceu um papel estratégico e imprescindível na ampliação de leitos hospitalares, na atenção domiciliar, na contratação de profissionais de saúde, realização de capacitações, entre outras ações, especialmente durante a pandemia de covid-19.

Para o diretor-geral da fundação, Sezifredo Paz, 2023 será um ano desafiador. “Podemos dizer que 2022 foi o primeiro ano da retomada. Os impactos da pandemia ainda estão sendo sentidos, mas já pudemos avançar em novas áreas”, explica.

Esses impactos foram diagnosticados na mudança no perfil de pacientes, em decorrência de complicações ou sequelas da Covid-19. É o que constatou, por exemplo, o programa de atendimento domiciliar Saúde em Casa, que passou a atender pacientes de maior complexidade. A mudança de perfil resultou na implantação de uma equipe especializada em ventilação mecânica pediátrica e outra em ortopedia adulta.

A ANFES deseja vida longa a Feas! Que continuemos juntos na luta em defesa do modelo de gestão das Fundações Estatais de Saúde e no trabalho em prol a maior eficiência nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Feas comemora 11 anos com aumento de serviços e profissionais

Confira a matéria completa publicada no site da Feas!

Informações: Comunicação Feas