O presidente da ANFES, João Henrique Marques, e o diretor da associação, Alisson Sousa, estiveram nesta sexta-feira, 02/06, na cidade de Santo André – SP, para uma visita a sede da Fundação do ABC (FUABC), onde foram recebidos pelo presidente da instituição, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.

O encontro faz parte de uma série de agendas estratégicas que a ANFES vem promovendo com o objetivo de aproximar, ainda mais, a Associação das Fundações Estatais de Saúde de todo o Brasil, e busca contribuir com a discussão em torno do fortalecimento do modelo de gestão no país e a melhoria no atendimento à saúde da população em geral.

Para o presidente da ANFES, João Henrique Marques, “ a Associação tem desempenhado um importante papel como agente unificador das pautas referentes às FES no país, e nossa luta é para que, cada vez mais, tenhamos o reconhecimento jurídico e político perante aos governantes e a sociedade como um todo, e momentos como esse é fundamental nesta construção. Obrigado a equipe da Fundação ABC pela receptividade.”

Fundação do ABC

A Fundação do ABC foi criada em 1967 e instituída como fundação sem fins lucrativos pelos três municípios do ABC Paulista – Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Ao longo dos anos, a FUABC foi se consolidando cada vez mais como parceira estratégica de municípios e do Governo do Estado de São Paulo para a gestão de equipamentos públicos de saúde. Hoje ela está presente em unidades de saúde instaladas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Itatiba, Itapevi, Sorocaba, São Paulo (Capital), Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos, além de Praia Grande, Santos e Guarujá.

Com mais de 50 anos de tradição, a entidade conta com cerca de 25 mil funcionários diretos e orçamento anual de R$ 3,3 bilhões. A Fundação do ABC é responsável pela gestão de 16 hospitais e 6 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), além do Centro Universitário FMABC e de uma Central de Convênios, que está à frente de dezenas de unidades nas áreas de Atenção Básica, Saúde Mental, Urgência e Emergência, entre outras. Anualmente, a rede de saúde gerenciada pela Fundação realiza mais de 12 milhões de consultas e atendimentos, além de 163 mil cirurgias, 90 mil internações e 20 milhões de exames e procedimentos.

 

João Henrique Marques, e o presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes