A Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde – ANFES, acreditando que a troca de experiências possui uma importante função na busca pela excelência no atendimento aos serviços de saúde, e cumprindo o seu papel como facilitadora no intercâmbio de saberes entre as suas fundações associadas, realizou nesta terça-feira, 16/08, um seminário online que teve como tema a Formação de Preços de Referência em Licitações e Código de Ética: duas exitosas experiências da Fundação iNOVA Capixaba.

O evento contou com a palestra da controladora da Fundação iNOVA Capixaba, a advogada Lívia Duarte, e teve como objetivo apresentar aos participantes as etapas de concepção e desenvolvimento para a construção e implantação de duas grande inovações na área de gestão da instituição, que são: os procedimentos para a formação de preço de referência para processos licitatórios, e a elaboração do código de ética, conduta e integridade da Fundação. 

Sobre os processos desenvolvidos pela iNOVA para formação de preços, Lívia Duarte pontuou alguns benefícios apurados a partir da implantação dos novos procedimentos, entre eles: mitigação de risco de sobrepreço, minimização dos critérios subjetivos nas análises dos preços coletados, e uma maior segurança tanto para a área de compras quanto para os gestores na tomada de decisões. De acordo com a controladora da Fundação iNOVA “a inovação está em conseguir juntar critérios muito técnicos em uma planilha que consegue otimizar o tempo e os cálculos, evitando assim erros básicos”.

Em relação a construção do documento que apresenta o código de ética, conduta e integridade da instituição, a controladora fez questão de lembrar que esse não pode ser um documento feito em moldes e que é necessário o mínimo de observação da cultura da instituição para que haja a construção de compromissos com uma base sólida, e que tenha a “intenção de deixar um legado forte e expressivo”. Lívia Duarte encerrou a sua participação agradecendo a presença de todos e se colocando à disposição para colaborar na construção de um sistema de saúde público ainda mais eficaz.

Para o presidente da ANFES, João Henrique Marques, “é papel da Associação promover eventos como este, que tem como objetivo aproximar as fundações de todo o país e divulgar seus projetos inovadores para que tenhamos, cada vez mais, um sistema público de saúde forte, eficiente e eficaz. Quero agradecer a disponibilidade da iNOVA, que apesar da pouca idade contribui muito na construção deste modelo de gestão, bem como, da Lívia Duarte, que nos apresentou os conteúdos de forma muito didática. É muito importante seguirmos juntos para fazer com que o SUS cresça ainda mais”.

Confira cópia da apresentação feita pela controladora Lívia Duarte: