A Escola de Saúde Pública do Paraná – FUNEAS e a Coremu (Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde) formaram a terceira turma de alunos dos programas de residência. No total, oito novos profissionais concluíram a especialização, sendo quatro em enfermagem obstétrica e quatro multiprofissionais para atuar em saúde mental.

Os dois programas foram implantados em 2019 e já formaram, ao todo, 29 profissionais no Paraná. O objetivo é qualificar e fortalecer a assistência para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A Escola de Saúde Pública é uma das 14 unidades da Rede FUNEAS.

A formação, considerada padrão ouro pelo Ministério da Saúde (MS), tem como foco o ensino em serviço. A especialização conta com 60 horas semanais, sendo 80% de atividades práticas e 20% de teoria.

Os residentes em enfermagem obstétrica puderam colocar os aprendizados na prática atuando no Hospital do Trabalhador, Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Curitiba e no Hospital de Clínicas.

Os estudantes do programa multiprofissional em saúde mental atuaram em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais, em serviços como Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD e CAPS II), Centro de Especialidades e UBS.

Foi realizado um investimento para profissional, através de uma bolsa mensal no valor de R$ 4.106,09, em regime especial de treinamento em serviço. Durante os 24 meses de especialização, o total investido foi de R$ 787.369,00.

Informações: Comunicação FUNEAS