Nos dias 12 e 13 de maio, o Hospital Estadual Carlos Chagas, administrado pela Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro, em iniciativa inédita, realizou operação em 30 pacientes do SUS usando a técnica Lichtenstein, que prevê reparo da hérnia inguinal com uso de anestesia local com sedação para diminuição da dor.  O médico norte-americano David Chen, presidente da ONG Hernia Help, e o professor da Santa Casa de São Paulo, Sérgio Roll, comandaram a equipe, que ocupou simultaneamente três salas do centro cirúrgico.

Além dos procedimentos cirúrgicos, a equipe treinou e habilitou profissionais do HECC para realização de cirurgias de correção de hérnia inguinal com a técnica. A vantagem do procedimento é a alta no mesmo dia, ou seja, o paciente pode ir embora para casa andando e retoma suas atividades cotidianas, dispensando a internação.

A ONG Hernia Help é responsável por apoiar e operar pacientes em vulnerabilidade social em diversos países. No Brasil, o médico David Chen se mostrou honrado com a parceria com o HECC, especialmente pela tradição de atendimento da unidade mais antiga da rede estadual de saúde, que possui 85 anos de fundação e uma média de 4 mil atendimentos à população por mês. Inaugurado em 26 de junho de 1937, O HECC é uma unidade de urgência e emergência que atende cerca de 40 mil pessoas por ano em clínica médica, clínica cirúrgica, além da assistência em terapia intensiva adulta.

“Fiquei muito honrado com o convite, temos muita sorte, fomos muito abençoados por estar aqui. A cirurgia de hérnia é considerada simples, mas tem impacto junto às famílias e ao trabalho do paciente. Nosso objetivo também é deixar um legado para os cirurgiões daqui”, afirmou David Chen, que esteve à frente das cirurgias realizadas no centro cirúrgico durante os dois dias de atendimento.

O diretor-geral do hospital, Paulo Reis, enfatizou a importância da ação. “Todas as cirurgias ocorreram sem nenhuma intercorrência. Gostaria de agradecer ao nosso time, que vestiu a camisa do mutirão e aos nossos parceiros. Estamos muito felizes de ter feito esse mutirão. Outros ocorrerão não somente de hérnias, mas de outras patologias. Plantamos uma sementinha agora que dará frutos no futuro”, afirmou o diretor da unidade, administrada pela Fundação Saúde.

Crédito: Ernesto Carriço/Governo do Estado do Rio de Janeiro

Informações: Comunicação Fundação Saúde